"A Caverna de Petra" ensina a lidar com a identificação dos sentimentos na infância de forma lúdica

"A Caverna de Petra" se passa dentro da "Caverna das Lembranças Esquecidas", um lugar mágico e cheio de memórias importantes de quem deixou de ser criança. Petra (Julia Alves) usa o poder de um cristal mágico para dar vida a brinquedos, desenhos e outras lembranças. Ela tem um grande sonho, que é conhecer uma criança humana. E ele finalmente se realiza quando ela conhece André (Pedro Miranda). Juntos, os amigos viverão diversas aventuras na caverna mágica. 

A série, dirigida por Tom Gitahy e Rica Saito, conta com 13 episódios, de aproximadamente 15 minutos cada, com exibição toda quarta-feira no Canal Futura e no Globoplay, de forma gratuita para não-assinantes. 

Ao longo dos episódios, Petra aborda sentimentos como medo, autoestima, competitividade, ansiedade e autoconhecimento de maneira lúdica, sempre mostrando como é possível superar situações ruins e continuar sendo feliz. Alguns temas sociais também fazem parte do seriado, como o cuidado com o meio ambiente, padrões impostos às mulheres, igualdade de gênero, assédio e desinformação, abordados sempre de forma educativa, para que as crianças comecem a entender como podem enfrentar essas questões. Na maioria das vezes, a resolução de um problema surge a partir da conversa com o Seu Profundeza, uma alusão à importância do autoconhecimento e da relação de saber ouvir a si mesmo. 

A série ainda conta com um quadro da Dra. Joana, uma vampira vegana e decolonial, que não bebe sangue há séculos, mas tem uma sede insaciável por conhecimento. A personagem tem um conhecimento profundo sobre a humanidade, adquirido em seus milhares anos de vida. Ela vive de ponta-cabeça na caverna – por isso tem pontos de vista muito diferentes do senso comum. Assim, contrapõe visões hegemônicas desconstruindo padrões e sempre buscando uma interpretação inesperada dos fatos. 

A série é dedicada para a faixa etária de sete a dez anos e faz parte das produções do canal para o público infantil, com o objetivo de fortalecer a rede de atuação dedicada à Educação Básica e investir em ações a fim de ampliar a representatividade das diferentes infâncias e adolescências nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros. Além da exibição no Canal Futura, os episódios ficam disponíveis nos canais Globo e Globoplay. 

Além de Julia Alves e Pedro Miranda, o elenco ainda conta com Márcio Masselli e Aretha Sadick. A série tem consultoria pedagógica de Waldete Tristão, produção executiva de Lellye Lima, direção de arte de Karla Salvoni e figurino desenvolvido pela dupla Anuro Anuro e Cacau Francisco. 

Na TV, os episódios vão ao ar às quartas, às 8h, com reprise de segunda a sexta, no mesmo horário, e segunda, quarta e sexta, às 17h30.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui