De Criança Para Criança desenvolve curso de animação 2D para jovens profissionais e demais interessados no mercado

Para potencializar ainda mais a sua metodologia de ensino híbrida chamada Criando Juntos, o De Criança Para Criança (DCPC) desenvolveu um curso de animação 2D online, que pode ser feito tanto por profissionais de diversas áreas que querem produzir animações e ter uma nova qualificação para o mercado de trabalho como também por crianças a partir de 12 anos de idade. O curso pode ser adquirido diretamente pela plataforma Udemy

"O Programa De Criança Para Criança nasceu para dar voz às crianças com a sua metodologia inovadora chamada 'Criando Juntos' aplicada em sala de aula. As crianças criam uma história, desenham e narram. O resultado desse processo é uma animação produzida pela equipe do De Criança Para Criança. E como temos mais de 900 animações produzidas, pensamos em criar um curso online com uma linguagem abrangente e atrativa para crianças e simples para adultos, para que as crianças e os adolescentes que iniciaram o processo de aprendizado promovido pela nossa metodologia pudessem desenvolver suas próprias animações, finalizando o processo que  começou em sala de aula. E para adultos, acima de 18 anos, que queiram ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo trabalhar conosco", explicou Vitor Azambuja, diretor do DCPC ao lado de Giba Barroso, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

No curso, o aluno vai aprender todas as etapas do processo de criação e produção de um desenho animado, como os que são feitos no DCPC. Tratamento e recorte de imagens, organização dos arquivos, composição de cenários, movimentos básicos de objetos na tela, animação de personagens, edição das cenas, edição de áudios, renderização (geração do arquivo final) serão alguns dos aprendizados – tudo isso nos softwares da Adobe: Photoshop, After Effects e Audition.

A plataforma 

Na sala de aula, presencial ou remota, professor e alunos criam uma história, sendo o tema determinado tanto pelo professor quanto pelos alunos. Depois da história criada, os alunos desenham os personagens, os objetos e os cenários que a compõem e narram o texto, gravando-o pelo celular. Professores e alunos, então, compartilham na plataforma todo o material criado (história, desenhos e narrações), com o qual a equipe produzirá uma animação. O De Criança Para Criança já produziu mais de 800 animações a partir das histórias criadas por crianças, além de desenvolver a EncicloKids, um acervo digital de vídeos organizados por categorias e áreas do conhecimento (social, saúde, matemática, ciências e etc), que escolas e alunos do mundo todo podem acessar e utilizar em sala de aula como material didático e como inspiração para novas histórias.

"Com a pandemia aceleramos a prática remota em todos os setores. Com a economia criativa isso teve ainda mais impacto. O curso de animação pode ser feito em qualquer horário e em qualquer lugar. Além disso, o curso é vitalício, nunca expira. A plataforma que usamos, a Udemy, permite que o instrutor tire dúvidas através de mensagens. Faremos workshops ao vivo para os inscritos, onde daremos mais dicas de animação e tiraremos dúvidas", revelou Azambuja. 

Onde cursar 

Para hospedar o curso, foi escolhida uma das mais conhecidas plataformas da internet, a Udemy. Além de ser online, assim que adquirido, suas aulas podem ser feitas a qualquer momento, no ritmo do aluno, que tem acesso vitalício. O número de vagas é ilimitado. Até o momento, o curso está em promoção na Udemy. Haverá certificado de conclusão para os alunos. 

Mercado 

A animação brasileira vem de uma crescente, com os produtos nacionais ganhando espaço tanto no mercado nacional quanto internacional. Nesse sentido, Azambuja analisa: "O mercado de animações está bastante aquecido, demandando mão de obra de profissionais independentes. É muito comum animadores serem contratados para desenvolver projetos como, por exemplo, produção de vinhetas, motion design, filmes para treinamento de pessoal, para apresentar um novo funcionamento ou diferencial de um produto ou para a publicidade. Saber animar está se tornando um requisito desejável na área criativa e não mais um diferencial. O De Criança Para Criança estima um crescimento enorme para 2022. Com certeza, nossa demanda de animadores será extremamente beneficiada pela injeção de novos profissionais no mercado. Isso é o que esperamos com o nosso Curso de Animação 2D". 

Para o executivo, o grande objetivo do curso é a formação de profissionais de animação, edição de imagens e de áudio – uma vez que a formação ainda é um dos gargalos do mercado no Brasil – e, futuramente, dar oportunidade real de trabalho aos formados, logo após a conclusão do curso. "Muitos profissionais iniciaram suas carreiras fazendo animações para o De Criança Para Criança. No curso, o aluno não aprende somente a técnica de movimentar uma imagem na tela. Ensinamos noções de direção, de layout da cena, de trilha sonora… A partir daí, o aluno pode escolher a área de produção na qual quer trabalhar. E para as crianças que queiram finalizar o processo começado em sala de aula com a aplicação da metodologia. A escola ou os alunos podem adquirir esse curso facilmente pela Udemy. Na verdade, é um ganho incrível para o aprendizado na escola, pois está em conformidade com a BNCC, preparando o aluno para os desafios futuros como ser digital para conviver e produzir", conclui Azambuja. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui