Produzido pela Salvatore Filmes, "Betânia", longa maranhense que marca a estreia de Marcelo Botta, será exibido em competição no 55º IFFI – International Film Festival of India, um dos maiores e mais importantes festivais da Índia, que acontece em Goa entre os dias 20 e 28 de novembro. Este será o único longa brasileiro na mostra competitiva, que inclui outros 21 longas, e concorre na categoria Melhor Filme de Estreia, como no Festival de Berlim, no qual o filme fez sua premiére mundial e foi aplaudido de pé, com todas as sessões esgotadas. No dia 8 de dezembro, "Betânia" será exibido no Pará. O longa faz parte da itinerância da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e terá uma sessão no Cine Líbero Luxardo, às 18h40.
Depois da Berlinale, em fevereiro, o longa passou por mais de 20 festivais em 15 países de três continentes, incluindo grandes eventos como Guadalajara, Leeds, Toulouse, Festival do Rio, Mostra de SP e o Malaysia International Film Festival, no qual "Betânia" recebeu o troféu New Hope Award, que abriu as portas do mercado asiático para o longa brasileiro. Desde então, o filme já esteve em Taiwan, Macau e, agora, se prepara para a exibição na Índia. "Betânia" terá duas sessões, uma no dia 26 e outra no dia 27. A cerimônia de premiação acontece no dia 28.
Ambientado nos Lençóis Maranhenses, que esse ano foi reconhecido como patrimônio natural da humanidade, o filme mescla comédia e drama no retrato de uma matriarca e sua família e trata de temas sociais e ambientais. O longa é uma homenagem ao povoado que dá título ao filme e é também uma exaltação à cultura do Maranhão. A estreia nacional de Betânia aconteceu em 14 de junho, no encerramento do festival Guarnicê de Cinema. O lançamento no circuito comercial será em 2025.
As filmagens foram realizadas em Santo Amaro do Maranhão, com diárias adicionais em São Luís e Barreirinhas. O elenco é 100% maranhense e conta com nomes como Diana Mattos, que recebeu a Menção Honrosa como Melhor Atriz no Festival do Rio; Nádia D'Cássia, Caçula Rodrigues e Ulysses Azevedo, esses três também indicados como atores coadjuvantes no Rio; Michelle Cabral e Rosa Ewerton Jara, ambas indicadas como atriz coadjuvante na Malásia; a artista pop Enme Paixão, o comediante ludovicense Vitão Santiago e o Mestre Tião Carvalho, que, além de ter sido indicado como melhor ator no Festival do Rio, também assina diversas músicas da trilha sonora de "Betânia".
O longa é uma produção da Salvatore Filmes com coprodução do Canal Brasil e distribuição da O2 Play. Contou com apoios de Projeto Paradiso, Spcine, Creative SP e Embaixada do Brasil da Alemanha.