O Prêmio Curta Criativo Firjan SESI 2024 vai premiar na próxima quarta-feira, dia 27 de novembro, 20 obras audiovisuais de curta-metragens. Os premiados serão estudantes de Ensino Médio, cursos técnicos e universidades do estado do Rio de Janeiro, que elaboraram seus projetos a partir da valorização da diversidade cultural, da inclusão e do respeito às diferenças.
O "Estudo de Demanda Profissional do Setor Audiovisual", desenvolvido pela Firjan e pelo Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) e publicado em janeiro deste ano, identifica que 46% das empresas do setor estão localizadas no estado do Rio de Janeiro. A busca por profissionais qualificados é sentida por 71% das 138 empresas fluminenses entrevistadas. Entre as necessidades destacadas pelas empresas está a demanda por profissionais mais preparados para lidar com as novas tecnologias e digitalização, além de segurança e proteção de dados (LGPD).
"As recentes leis de cota para o cinema e para a TV paga, sancionadas pelo governo, o que garante mais espaço para as produções nacionais, somadas aos R$ 2,7 bilhões da Lei Paulo Gustavo, destinados especificamente para o audiovisual, são informações que destacam o cenário positivo para o setor, que tende a crescer nos próximos anos. O Prêmio Curta Criativo é uma ação que incentiva e visibiliza os trabalhos dos nossos estudantes, algo fundamental para o desenvolvimento constante do mercado", reforça Leonardo Edde, presidente do Conselho Empresarial da Indústria Criativa da Firjan e do Sicav.
Para difundir os projetos selecionados, as obras serão apresentadas antes da premiação, às 17h. A cerimônia acontece no Teatro Firjan SESI Centro, às 19h30.
Categoria Universitária
Jovens universitários de cursos de Cinema, Comunicação, Artes Visuais e Artes Cênicas de todo o estado, de universidades públicas ou privadas, puderam se inscrever nesta categoria. Foram selecionados dez projetos de roteiro de curtas-metragens para realização das etapas de pré-produção, produção e finalização. Foram produzidos filmes de ficção, animação ou documentário, com tempo de duração entre cinco e dez minutos. Todos as dez equipes selecionadas receberam a quantia total de R$ 20 mil para produção e realização dos curtas-metragens.
Categoria Estudante
Alunos de Ensino Médio e de cursos técnicos e de qualificação ligados à área de audiovisual de todo o estado puderam se inscrever para a segunda categoria. Dez projetos de curtas-metragens foram selecionados, sendo cinco realizados por estudantes do Ensino Médio de cursos técnicos e cinco por alunos de cursos técnicos e de qualificação em audiovisual. Para esta categoria, foram considerados filmes de ficção, animação ou documentário, com duração entre dois e cinco minutos. A premiação para esta categoria será um kit multimídia, que será entregue às escolas e/ou instituições onde os alunos e alunas estudam.