A norte-americana DirecTV anunciou que está abandonando a proposta de aquisição do negócio de distribuição de vídeo por satélite da EchoStar, em movimento que pode impactar os esforços de reestruturação de dívida da vendedora (que é controladora da Hughes).
Os detentores de títulos da divisão da EchoStar envolvida na operação (a Dish DBS) não chegaram a um acordo sobre o elemento de transferência de dívida incluído no acordo firmado no final de setembro, afirmou a DirecTV, ao explicar a decisão.
O abandono deixa interrogações sobre o peso da dívida da EchoStar, uma vez que a empresa estava aparentemente contando com a venda (ao lado de um novo financiamento) para cobrir determinados pagamentos.
Até então, os termos conhecidos no negócio previam a compra pela DirecTV da Dish TV e da Sling TV, de propriedade da EchoStar, em uma transação que envolvia o pagamento de US$ 1 e a assunção de cerca de US$ 9,8 bilhões em dívidas.
Por outro lado, a DirecTV declarou que a decisão de deixar o negócio não afeta outra operação da qual a empresa é protagonista: a compra pela TPG de 70% da DirecTV até então detidos pela AT&T. Essa operação deve ser concluída no segundo semestre de 2025.