Globo reduz qualidade de vídeo para viabilizar tráfego na Internet

Diante da crise do coronavírus (covid-19), a plataforma de vídeos sob demanda over-the-top da Globo vai reduzir a qualidade dos vídeos para "garantir estabilidade do streaming". Segundo a empresa anunciou no domingo, 22, o Globoplay acabará temporariamente com a opção de vídeos em 4K e Full HD (1080p). A medida começa a valer a partir desta segunda-feira, 23, e tem como objetivo "gerar um perfil de consumo de tráfego mais conservador para evitar um possível colapso da infraestrutura de troca de tráfego público e também garantir uma experiência de qualidade em todas as plataformas". A mudança também será aplicada aos sites do G1, Globoesporte.com, GShow e Globosat Play.

Desta forma, a maior resolução para os conteúdos ao vivo e em VOD será a de alta definição (HD 720p). Segundo contabiliza a Globo, a taxa de bitrate na resolução 1080p é de 5,8 Mbps, enquanto no HD é de 2,8 Mbps. Assim, um capítulo de novela de 60 min reduz o consumo em 52%, passando de 2,5 GB para 1,2 GB. A empresa alega que a mudança será perceptível apenas em TVs com pelo 65 polegadas ou mais.

De acordo com o Grupo Globo, a decisão teria sido tomada de forma proativa, o que se pode entender que aconteceu sem pedidos de operadoras ou da Anatel – a agência e as teles haviam mencionado a possibilidade de pedir isso às OTTs no compromisso público. A empresa afirma que observou um "grande crescimento de consumo da Internet brasileira, como consequência do isolamento das famílias em suas residências". A companhia cita "medidas semelhantes" já tomadas na Europa, onde Netflix, YouTube e Apple TV+ passaram a reduzir a qualidade dos vídeos na semana passada. "A Globo espera que, no Brasil, seu movimento seja acompanhado por outros provedores de serviços na Internet, especialmente os de streaming". 

No comunicado à imprensa, o diretor de tecnologia da Globo, Raymundo Barros, diz que é uma medida "de solidariedade e responsabilidade". "Temos que agir proativamente para evitar um cenário de colapso na infraestrutura da Internet brasileira num momento tão delicado, em que os serviços digitais são fundamentais para a população", afirma. Ele ressalta que se trata de uma ação temporária, e que será revertida "tão logo a pandemia seja superada e consigamos obter novamente algum nível de normalidade e rotina nas nossas vidas". 

A Globo justifica ainda que a medida viabiliza o consumo dos conteúdos do Globoplay para todos, incluindo não assinantes. Na semana passada, o acesso foi liberado para 60 títulos infantis e 14 juvenis, como todas as temporadas da novela Malhação e séries como Sandy & Jr.  A partir desta segunda, todos os capítulos da primeira parte da novela "Amor de Mãe" também estarão abertos para não assinantes – mas desde que se preencha cadastro e login.

Tráfego nas operadoras

Importante mencionar que, embora as grandes operadoras afirmem ter registrado aumento no tráfego, essa não é necessariamente a realidade para todas as empresas de telecomunicações no País. A Telebras não detectou até a semana passada mudança significativa no consumo em sua rede, e pequenos provedores como a Vero Internet também não acusam aumento além da capacidade de entrega. Na camada superior, o ponto de troca de tráfego IX.br chegou a 10 Tbps na semana passada, mas alegando que se trata de um padrão de crescimento ainda normal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui