A OffGrid, programadora e distribuidora de conteúdos para plataformas de TV conectada, anuncia novidades que reforçam seu investimento no mercado brasileiro. Fundada em abril de 2021 por Alvaro Paes de Barros e Milton Neto, a empresa também passa a contar agora com a experiência de Guto Cappio, fundador da agência digital Sunset em 1994 e ex-sócio do Grupo ABC.
Em nova fase de sua carreira como investidor, Cappio, que se mudou para a Califórnia, nos Estados Unidos, em 2019, retorna ao Brasil à frente da Green Box Investment Inc e se torna sócio da OffGrid, tendo como missão auxiliar a empresa em seu crescimento a partir de um modelo de negócios que conecta criadores de conteúdo a uma audiência que supera hoje 120 milhões de potenciais consumidores no Brasil. "Conheci o Alvaro e o Milton ainda morando na Califórnia e fiquei entusiasmado com o tamanho da oportunidade de transformar os melhores conteúdos do YouTube em programas de TV. Acredito que o Fast vai se tornar um negócio gigante na era da TV Conectada e eu não poderia escolher um momento melhor para voltar ao mercado", diz.
"A TV por assinatura possibilitou o surgimento de centenas de canais e o YouTube deu voz a milhares de criadores de conteúdo. Agora, com a TV Conectada e os modelos Fast, surge uma nova oportunidade de criar destinos de entretenimento direcionados de forma inteligente e efetiva para comunidades específicas", explica Paes de Barros, sócio da empresa. "Nosso objetivo para os próximos meses é consolidar a OffGrid como um dos principais destinos de entretenimento na televisão brasileira", completa.
Atualmente, a OffGrid conta com nove canais: "Manual do mundo", "Acelerados", "Desimpedidos", "Fit dance", "Whe play plus", "Canal do artesanato", "Será", "Good game tv" e "Buena onda" (em espanhol). Nos próximos meses, a empresa atuará buscando expandir a audiência dos canais atuais com conteúdos, passando a incluir transmissões de eventos ao vivo, além de agregar novos parceiros.
Na dinâmica da empresa, após a parceria com os criadores de conteúdo, uma equipe de especialistas em cada setor atua para criar um canal para a TV, com estudo de grade, inteligência de programação e pacote gráfico.
Novos ativos e transmissões ao vivo
Por meio de seus canais parceiros, a OffGrid já garante a transmissão ao vivo de eventos esportivos como a "King's league", além de "Porsche cup" e "Endurance Brasil". Um de seus canais, o "Desimpedidos", transmite a "Série B" do "Brasileirão" de 2025, e exibiu para começar a partida entre Coritiba (PR) x Vila Nova (GO) no último dia 5.
"Aceitei o desafio de estar ao lado da OffGrid pois acredito que o futuro do entretenimento passa pela adaptação e criação de formatos que conversem com a audiência digital, mas que também façam sentido no contexto de uma TV linear conectada. O crescimento da empresa está ancorado nos pilares do conteúdo, que é o motor que gera alcance e engajamento; e os dados, que trazem informações e números precisos para garantir a eficácia da comunicação nesse meio. O futuro da publicidade está justamente na intersecção desses dois pilares", acredita Cappio.