Investimento publicitário cresce 10% em 2024 e volta a ter alta de dois dígitos após cinco anos, aponta Kantar Ibope Media

(Foto: Freepik)

O investimento em publicidade no Brasil cresceu 10% em 2024 em comparação com o ano anterior, atingindo um volume estimado de R$ 88 bilhões. O cálculo considera uma estimativa dos valores negociados, calibrando o investimento bruto por percentuais médios de desconto por meio. Esta é a primeira vez em cinco anos que o setor registra um aumento de dois dígitos, superando a inflação oficial (IPCA) de 4,73% no período. Mais de 100 mil anunciantes investiram em pelo menos um dos meios monitorados em 2024. Os dados foram divulgados nesta quarta, 23, pela Kantar Ibope Media, na 46ª edição do relatório Data Stories – Inside Advertising.   

Essa atividade das marcas encontra um público receptivo, segundo dados de Consumer Intelligence da Kantar IBOPE Media. Mais da metade dos respondentes afirmaram que a propaganda proporciona assunto para conversas (52%) e que procuram online pelos produtos que veem anunciados enquanto assistem TV (53%). Além disso, 53% declararam ser favoráveis à publicidade em plataformas de streaming.   

A análise por setores indica que os cinco maiores anunciantes concentraram 48% do total investido em mídia. A liderança em participação foi do Comércio (17%), seguido por Serviços (11%), Financeiro (9%), Farmacêutico (6%) e Beleza (6%).  

Entre estes cinco setores com maior participação, os segmentos Financeiro e de Serviços foram os que mais cresceram em investimento, com altas de 22% e 25%, respectivamente, na comparação entre 2023 e 2024. Considerando todos os setores, o de Jogos e Apostas apresentou a maior variação percentual, com crescimento de 47%. Também registraram aumentos significativos os setores de Administração Pública (20%), Mídia (18%), Higiene Pessoal (17%) e Eletros e Informática (17%).   

O crescimento não se concentrou apenas no eixo São Paulo-Rio de Janeiro, que deteve 24% dos investimentos. A compra de mídia expandiu-se em diversas regiões, com 15 regiões metropolitanas monitoradas apresentando crescimento acima da inflação. Nove capitais registraram alta superior a 10%, com os maiores crescimentos percentuais observados em Fortaleza(17%), Goiânia (16%), Salvador (15%), Rio de Janeiro (14%) e Curitiba (12%).

O relatório também aponta dinâmicas distintas de investimento em plataformas de mídia social. Enquanto no Facebook e Instagram os cinco principais setores concentraram 57% do investimento, no TikTok essa participação foi de 43%. O setor de Mídia figura entre os cinco maiores investidores no TikTok, posição que é ocupada pelo setor Financeiro no Facebook e Instagram. O monitoramento da Kantar IBOPE Media abrange os meios Cinema, Digital, Jornal, OOH, Rádio, Revista e TV Aberta e Paga.

Mais informações em www.kantaribopemedia.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui