Canais homenageiam Sebastião Salgado 

(Foto: Divulgação/ Curta!)

Em homenagem a um dos mais importantes fotógrafos do mundo, Sebastião Salgado, a TV Cultura reapresenta dois programas dedicados ao artista brasileiro, que faleceu nesta sexta-feira, dia 23 de maio, aos 81 anos, em Paris. Às 22h, será exibido o documentário "Floresta do Rio Doce – Berçário das Águas", feito com o apoio do Instituto Terra – fundado por Salgado e sua esposa, Lélia Wanick Salgado. A partir de 0h15, a Cultura leva ao ar o "Roda Viva", gravado em 2020.

"Floresta do Rio Doce – Berçário das Águas" conta como ações de reflorestamento promovidas pelo Instituto Terra após o rompimento da barragem em Mariana, em 2015, recuperaram uma área degradada da Mata Atlântica na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo. A produção é um retrato da preocupação de Sebastião Salgado, fundador do instituto, com a proteção do meio ambiente.

Detentor dos principais prêmios de fotografia do mundo, Sebastião Salgado também colocava sua câmera como instrumento na luta contra as desigualdades e violência das guerras. Seus registros fotográficos se transformaram em documento do que acontece com milhões de refugiados, incluindo mulheres e crianças, vítimas dos conflitos espalhados pelo planeta. O fotógrafo abordou esses e outros temas na entrevista que concedeu ao "Roda Viva" em 2020, com apresentação de Vera Magalhães e ilustrações de Paulo Caruso.

Neste sábado, 24, às 15h30, e no domingo, 25, às 13h30, o Canal Brasil exibe o episódio do programa "Sangue Latino", gravado em 2013, no qual Salgado conversa com o jornalista Eric Nepomuceno sobre sua trajetória, suas obras e sua relação com a fotografia – paixão que guiou sua vida e que considerava uma linguagem universal.  

Já o Grupo Curta! homenageia o artista com a exibição no Curta! do documentário "O Sal da Terra" no sábado, 24, às 13h30, e no domingo, 25, às 20h30. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma. No site e no Prime, novos cadastros têm sete dias de degustação gratuita e assinantes da Claro tv+ terão sete dias para assistir gratuitamente ao filme.

Dirigida por Wim Wenders em parceria com Juliano Salgado, filho de Sebastião e Lélia Salgado, a obra revisita a trajetória do fotógrafo, desde os tempos de estudante de economia até os marcantes e históricos registros em preto e branco. O filme acompanha Sebastião e Lélia, com imagens e depoimentos inéditos, em viagens pelo mundo e no Instituto Terra, fundado pelo casal, voltado ao reflorestamento e proteção ambiental.

"O Sal da Terra" foi premiado em 2015 com o César de Melhor Documentário, foi vencedor do prêmio do júri da seção Um Certo Olhar, em Cannes, além de ganhar como melhor Longa-Metragem Internacional no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2016, e de ser indicado ao Oscar. O documentário resgata detalhes de grandes obras de Sebastião Salgado, marcadas por fotos sobre imigrantes, meio-ambiente, trabalhadores e injustiças sociais, como "Trabalhadores" (1996), "Serra Pelada" (1999), "Êxodos" (2000) e "Gênesis" (2013).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui