Congresso Forcine 2025 acontece de 26 a 28 de maio, no Rio de Janeiro

(Foto: Divulgação)

De 26 a 28 de maio de 2025, a cidade do Rio de Janeiro recebe o Congresso Forcine 2025, o encontro anual do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. As atividades acontecem na ESPM Rio, com uma agenda que prevê Conferências, Mesas-Redondas, Exibições de Curtas e Assembleia. As inscrições podem ser feitas online

O tema central das discussões é "Ensino, Mercado e Políticas Públicas no Audiovisual: Formação para a Transformação". A proposta do congresso é lançar luz sobre o papel da educação na formação de novos agentes capazes de transformar o audiovisual brasileiro. Compreendendo que as políticas públicas do setor não são exclusividade de instâncias governamentais, o evento reconhece estudantes, profissionais e instituições como atores centrais na formulação de diretrizes, programas de fomento e regulamentações que moldam o mercado audiovisual.

Entre os conferencistas estão Paulo Alcoforado, diretor da Ancine; Milena Evangelista, diretora de formação e inovação audiovisual da SAV/Minc; Jandira Feghali, deputada federal (RJ – BSB); Valquíria Quilici, coordenadora-geral do Centro Técnico Audiovisual (CTAv); Daniela Santana Fernandes, diretora de preservação da SAV/Minc; Aletéia Selonk, produtora, professora e conselheira do Forcine; e Rafael Ferreira, conselheiro da APAN.

"Ao longo de 25 anos, o Forcine se consolidou como espaço de articulação entre escolas, professores, estudantes e instituições que pensam a formação em cinema e audiovisual como parte essencial das políticas culturais do país. Neste congresso, propomos um diálogo entre ensino, mercado e políticas públicas como base para um setor mais diverso, sustentável e transformador", comenta Lanza Xavier, presidenta do Forcine.

O Congresso Forcine 2025 é realizado pelo Forcine, em parceria com a ESPM-Rio e o Ministério da Cultura, com o apoio do Projeto Paradiso e do Studio C e apoio institucional da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro- APAN, Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual- Socine e Centro Técnico Audiovisual- CTAv.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui