Canal Sabor & Arte, da Newco, estreia na TV paga em 28 de junho

Na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, a partir das 12h, estreia o Sabor & Arte, novo canal da TV por assinatura dedicado à culinária descomplicado. O canal da Newco Pay TV já nasce para ser acompanhado por mais de 6 milhões de assinantes das operadoras Claro (561) e Vivo (617) e tem curadoria do jornalista e crítico Josimar Melo e direção executiva de Fabio Moraes. Em março, este noticiário adiantou alguns detalhes sobre a nova empreitada da programadora, que na ocasião ainda planejava o lançamento da nova marca para abril.

"Ao longo dos anos, a cobertura da TV sobre gastronomia mudou e evoluiu muito. Antigamente, só se fazia culinária e receitas. Nossa ideia, com esse canal, é ir muito além", disse Josimar Melo, curador de conteúdo do canal, em uma live de apresentação do Sabor & Arte realizada nesta quarta, 23. "Vamos abordar a gastronomia da forma mais ampla possível – passando, é claro, pelas receitas, mas também pelos diversos aspectos dos alimentos, a relação entre as pessoas e a comida, as relações humanas dentro dos restaurantes, as pessoas que estão por trás das produções além dos chefs de cozinha. Os programas vão até o campo, ver o pequeno produtor, e viajar pelo Brasil atrás de chefs, consumidores e produtores", completou. 

Josimar Melo, crítico e jornalista, assina a curadoria de conteúdo do Sabor & Arte

O conceito do canal deu prioridade à liberdade de cada chef para criar o seu programa. O público verá na grade opções que vão do noticiário do segmento, com tudo o que está acontecendo na gastronomia, ao empreendedorismo no no ramo da culinária, passando por como aprender a cozinhar, melhorar suas práticas e alinhar a qualidade do que serve, consome ou comercializa. 

O elenco do Sabor & Arte conta com Josimar Melo, Morena Leite, Rodrigo Oliveira, Larissa Januário, Jefferson Rueda, Pedro de Artagão, Rogério Shimura, Zeca Camargo, Janaína Rueda, Laurent Suaudeau, Flávio Miyamura, Paula Labaki, Renato Caleffi, Alexandre Flit, Alexandra Corvo, Paula Varejão, Rafael Protti, Heloisa Bacellar, Valéria Vieira, Bel Coelho, Marcos Nogueira, Diego Badra e a tradicional escola Le Cordon Bleu – que, pela primeira vez em 125 anos de história, terá um programa próprio de TV.

Criação e desenvolvimento 

O vice-presidente dos canais pagos, Paulo Saad Jafet, explica como a equipe conseguiu o canal em prática em 2021, um período difícil para todos os empresários do Brasil e do mundo: "Foi justamente a necessidade de empreender, de buscar outras maneiras de crescer e vencer esse período complicado de pandemia, somado aos prazeres que a gastronomia nos traz, que me fizeram reunir os executivos do meu time para colocar esse antigo desejo como prioridade. Precisamos aprender a nos reinventar na forma de trabalhar, na forma de viver a vida. Esse canal nasce com esse DNA". 

Monica Monteiro, diretora-executiva dos canais por assinatura da Newco Pay TV, afirma que abraçar esse desafio exigiu mais do planejamento, porque o canal precisava ser criado para falar de saúde, sustentabilidade no consumo e descarte de alimentos, valorização do que se tem na geladeira, alinhado com os desejos da sociedade: "Foi um aprendizado, que colocaremos todos os dias no ar para inspirar novas habilidades nas pessoas e que podem gerar renda extra, além de muito prazer". 

O diretor do canal, Fabio Moraes, por sua vez, completa com detalhes de bastidores da criação do Sabor & Arte: "O canal foi criado em conjunto com cada chef. Eles participaram de todas as etapas do processo com a nossa equipe. Essa parceria foi fundamental para desenvolvermos programas autorais e conseguirmos levar à tela a energia e a essência de cada talento de uma forma única".

Programação 

O canal já anunciou os títulos e formatos de 28 atrações diferentes – há conteúdos sobre pães, churrasco, vinhos, comida afetiva, culinária asiática e confeitaria, entre outros temas. Já na estreia, serão lançados 12 programas inéditos, e haverá novidades semanais durante os próximos três meses. 

Episódio de estreia do programa "Rota do Sabor"

A estreia na segunda, às 12h, será com um dos programas do próprio Josimar Melo, crítico e jornalista que assina a curadoria do canal. Ele estará à frente do "Rota do Sabor", que oficialmente vai ao ar de segunda a sexta, das 22h às 22h30. A atração pretende relevar ao público histórias por trás dos bons pratos, abordando as trajetórias, experiências e afetos da pessoa que prepara a comida. O apresentador percorrerá diferentes restaurantes para conhecer os chefs, além dos pratos que eles preparam. Serão cinco episódios inéditos por semana, cada um na cozinha de um grande chef, em conversas sobre suas trajetórias, influências e segredos de suas receitas. Na estreia, o convidado é Jefferson Rueda. 

Ao lado de Bel Coelho e convidados, Melo também apresentará o "Food Connection", que será exibido aos domingos, das 22h às 23h. O programa conduz a gastronomia à cultura, à história, à economia e para toda uma variedade de assuntos capazes de gerar conversas surpreendentes. Trata-se de uma "revista semanal dedicada à gastronomia", com análises, comentários e informações preciosas de especialistas e apaixonados pelo assunto. "É uma mesa redonda sobre a mesa", brinca Melo. "Esperamos que haja bastante debate, discussão e, eventualmente, polêmicas".

Também está na grade inicial do Sabor & Arte "Do Levain ao Pão", com apresentação de Rogério Shimura e exibição às terças, das 21h30 às 22h. Na atração, o premiado padeiro traz todos os detalhes e segredos da arte de transformar o fermento natural em pão. Com a autoridade de anos de experiência desde seus avós, Shimura ensina e entretém ao preparar um dos alimentos mais populares do mundo: o pão. Gravados diretamente da sua renomada Levain Escola de Panificação, Shimura irá trocar impressões com profissionais e alunos ali presentes, dar dicas e compartilhar suas histórias. "Quando recebi o convite para ter um programa no canal me imaginei falando não só de receitas, mas também dos profissionais da panificação. Vamos contar histórias de bastidores de padarias, desde as mais tradicionais e antigas até as mais modernas, que estão chegando ao mercado. A proposta é mostrar que com técnica – e usando somente ingredientes nacionais – conseguimos obter o melhor produto", comentou Shimura na live desta quarta.

Rogério Shimura apresenta "Do Levain ao Pão" às terças, às 21h30

A jornalista e chef de cozinha Larissa Januário será a apresentadora de "Jantar o Quê?", que vai ao ar de segunda a sexta, das 19h às 19h30. Como o próprio nome entrega, durante a atração Januário vai ajudar os espectadores a fazerem as melhores escolhas para o jantar. Nos episódios, serão apresentadas receitas ideais para quem tem o tempo curto, mas um desejo vasto por refeições gostosas. "A grande pergunta da família brasileira é 'O que vamos jantar?'. Normalmente, refeições como café da manhã e almoço são planejadas, mas o jantar fica meio renegado. Estou bem animada para trazer opções saborosas de jantares para fazer em casa. Na pandemia, especialmente, a necessidade de aprender a cozinhar cresceu muito", apontou a jornalista. 

Com apresentação de Rodrigo Oliveira, "Engenho Mocotó" será exibido às segundas, das 22h30 às 23h. O programa mostrará os bastidores, as principais receitas e a história do Mocotó, restaurante que conquistou fama internacional e funciona há décadas na zona norte de São Paulo. Na inovadora cozinha anexa ao local, o chef Rodrigo Oliveira preparará seus pratos consagrados, com a participação de pessoas que vivenciaram com ele a trajetória de sucesso do restaurante. "No meu programa, o fator humano tem tanto peso – ou até mais – do que as receitas. É uma homenagem às pessoas que fazem o Mocotó, que são a essência do nosso negócio. Me considero coadjuvante dessa história que merece ser contada", afirmou o chef. 

"Engenho Mocotó" revela a história do restaurante na Zona Norte de São Paulo

Outras atrações já confirmadas na grade de lançamento do canal são "Le Cordon Bleu", que mostrará, pela primeira vez, os segredos de suas aulas diariamente na televisão; "Na Cozinha da Helô", com receitas gostosas e cheias de sentimentos da chef Heloisa Bacellar, que já fundou cursos de gastronomia e escreveu diversos livros lançados no Brasil e no exterior; e "Doce Crime", com apresentação de Rafael Protti, que subverte as convenções da confeitaria clássica – cada episódio mostrará sempre duas receitas, a versão clássica de um doce conhecido e a reinvenção daquela sobremesa pelas mãos de Protti. 

O Sabor & Arte estreia com a marca Salton como primeira patrocinadora oficial do canal. "Mas há muitos modelos possíveis de patrocínio, como cota máster, um programa ou uma ação específica dentro de uma das atrações", exemplifica Melo. 

O canal nasce 360, com perfis no TikTok, YouTube, Linkedin, Instagram, Pinterest, Twitter e Facebook. Em breve, será lançado também um site, onde estarão reunidas as receitas apresentadas durante a programação – o telespectador poderá acessá-las diretamente via um QR Code, que aparecerá na tela da sua TV. 

1 COMENTÁRIO

  1. parece um canal dos anos 90. a paytv já está ladeira abaixo, não ajudem a piorar. é mt cópia, velhice e falta de criatividade num só canal. assustador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui