JIG 2018 acontece em São Paulo, em agosto, com a temática "VOD na América Latina"

Entre os dias 28 e 30 de agosto, acontece em São Paulo mais uma edição da JIG, evento que reúne profissionais, pesquisadores e criadores de conteúdo internacionais para debater os novos paradigmas do audiovisual para multiplataformas. Este ano, o tema é "VOD na América Latina". Esta é a primeira vez que uma edição da Jornada Internacional GEMInIS – JIG – ocorre em São Paulo. Toda a programação do evento é gratuita. Porém, grupos de pesquisa e pesquisadores autônomos que quiserem apresentar seus trabalhos na ocasião devem efetivar inscrição pelo site.

A programação é composta por palestras e mesas-redondas com convidados nacionais e internacionais, entre eles Yenny Alexandra Chaverra, da Retina Latina, e Karina Castellano, da Cine.Ar, para a discussão dos desafio da distribuição de conteúdos contemporâneos. Outro convidado, o canadense Marc Steinberg, da Concordia Montreal University, fala sobre as questões de franquias midiáticas japonesas. Marta Boni, também da Montreal University, aborda a construção de mundos transmídia e Carlos Scolari, da Universidade Pompeu-Fabri, investiga a questão do letramento transmídia.

Haverá ainda palestras de grandes pesquisadores brasileiros, como Giuseppe Cocco, UFRJ, que debate os algoritmos e o capitalismo de plataformas; Maria Immacolatta Vassallo Lopes, da ECA/USP, que discute teledramaturgia na América-Latina; e Lúcia Santaella, para a palestra e lançamento do livro "Desafios da transmídia: processos e poética".

O JIG 2018 conta com a parceria da SPcine, SEBRAE-SP e UNIBES Cultural, é realizado pelo grupo GEMInIS (Grupo de Estudos de Mídias Interativas em Imagem e Som), coordenado pelo professor Dr. João Massarolo, do curso Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio dos órgãos de fomento de pesquisa, como a CAPES e FAPESP.

No dia 27/08, véspera do início do evento, acontece o "Pré-JIG", com mesas-redondas sobre os temas "Educação Midiática" e "Arranjos Produtivos Locais" e um curso de "Formatos Originais para TV". O "Pré-JIG" será no Palácio Campos Elíseos, também em São Paulo, a partir das 14h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui