Prêmio Tecna ganha novo formato para 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Pelo terceiro ano consecutivo, a PUCRS, por meio do Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc), e do Tecnopuc Tecna, Centro de Produção Audiovisual, apresenta o Prêmio TECNA no Festival de Cinema de Gramado, que será realizado entre os dias 13 e 21 de agosto. A 49ª edição seguirá os moldes da anterior, unindo a televisão e o online. 

O Prêmio TECNA contempla os vencedores do Festival e tem o objetivo de estimular a indústria audiovisual brasileira, reconhecendo a sua relevância para o desenvolvimento cultural, econômico e social do país como atividade  geradora de inovação, trabalho e renda. Com a premiação, os vencedores ganham acesso a uma infraestrutura de padrão internacional equipada com tecnologia de ponta, em amplos espaços para pré-produção, produção e pós-produção. Nesta edição, o Prêmio TECNA traz novidades: depois de passar por uma recomposição, a partir deste ano, mais categorias serão premiadas.

Para João Guilherme Barone, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS e integrante do Tecnopuc Tecna, a recomposição do prêmio é uma forma de reconhecer e estimular os talentos do cinema brasileiro que se destacam no Festival: "Incluir as categorias de Melhor Desenho de Som para longa-metragem nacional e gaúcho é uma forma de homenagear os profissionais que se destacam na pós-produção de som, e que poderão realizar suas próximas mixagens no laboratório de som do Tecnopuc Tecna. O mesmo sentido de reconhecimento e estímulo está expresso na categoria de Melhor Curta Universitário do concurso interativo". 

Apoiar o desenvolvimento da indústria audiovisual e mostrar a competência tecnológica do Tecnopuc Tecna são expectativas destacadas por Julio César Ferst, gestor do Tecnopuc Viamão. "O Tecnopuc Tecna é o mais completo centro de produção do audiovisual do sul do Brasil e, desta forma, não poderíamos deixar de apoiar o mais significativo festival de cinema do nosso País. Apostamos em uma retomada desta indústria e, com certeza, seremos procurados pelas produções que buscam o melhor espaço para desenvolverem seus trabalhos. Somos tecnologicamente fortes desde a pré-produção até a pós produção", ressalta. 

Por fim, o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, destaca que um grande laboratório como o Tecnopuc Tecna não poderia ficar de fora de um dos maiores festivais de cinema da atualidade. "Participar do Festival de Cinema de Gramado, para o centro de produção audiovisual, para o nosso Parque Tecnológico e para a PUCRS, é uma honra e um orgulho. Estamos felizes de poder contribuir com uma premiação que apoiará as produções depois do Festival", afirma. 

As categorias que serão contempladas com o Prêmio TECNA são: Melhor longa-metragem nacional (8 mil reais para utilização em estúdios e  laboratórios de  finalização de imagem e som do Tecnopuc TECNA); Melhor longa-metragem gaúcho (8 mil reais para utilização em estúdios e laboratórios de  finalização de imagem e som do Tecnopuc TECNA); Melhor desenho de som em longa metragem nacional (5 mil reais para pós-produção de som no laboratório de som do Tecnopuc TECNA); Melhor desenho de som em longa metragem gaúcho (5 mil reais para pós-produção de som no laboratório de som do Tecnopuc TECNA); e Melhor curta metragem universitário no concurso interativo (4 mil reais para pós-produção de imagem e som nos laboratórios do Tecnopuc TECNA). 

Para Barone, o Festival sustenta uma relevância histórica como um espaço de convergência, reconhecimento e discussões importantes para o cinema. "No cenário atual, em que a indústria audiovisual brasileira busca a superação de uma crise institucional, gerada no âmbito das políticas públicas Federais, e de outra, gerada pela pandemia, o Festival de Gramado ganha ainda maior significado e relevância", afirma.

Neste ano, o Canal Brasil transmitirá as Mostras Competitivas de Longas-Metragens Brasileiros e Estrangeiros e Curtas-Metragens Brasileiros, além dos longas gaúchos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui