Estreou nesta semana na programação da TV Brasil a série "Centro Liberdade". Resultado do edital "Prodav TVs Públicas", a obra foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com produção da gaúcha Prana Filmes. As locações incluíram os bairros Bom Jesus, Cruzeiro do Sul e Partenon, além de outros locais de Porto Alegre. Com dez capítulos, a trama de ficção mostra como a rotina de um bairro humilde da periferia da capital é afetada pelo possível fechamento de um centro comunitário.
No elenco, estão nomes como Kaya Rodrigues, Rafa Sieg, Luka Rocha, Thiago Souza e Denizeli Cardoso, entre outros. A história parte de uma situação simples – a mudança de endereço de um centro comunitário – e vai adquirindo aos poucos os contornos de uma síntese das relações de poder nas periferias urbanas brasileiras, em que a política partidária, a religião, as forças policiais e o tráfico enfrentam-se cotidianamente, às vezes ignorando os legítimos interesses da população.
"Centro Liberdade" foi filmada em 2021, ainda sob os rigorosos protocolos impostos pela situação da pandemia de Covid-19. No ar às sextas, às 23h, a obra tem horário alternativo durante a madrugada, às 3h. A estreia reforça o papel da TV Brasil como exibidora de conteúdo independente nacional e apoiadora da produção de atrações desenvolvidas por novos realizadores.