Murilo Rosa, Fernando Alves Pinto e Tiago Lacerda são eleitos embaixadores do cinema gaúcho

Na última quinta-feira, 22 de agosto, os atores Murilo Rosa, Fernando Alves Pinto e Tiago Lacerda foram nomeados embaixadores do cinema gaúcho em cerimônia informal realizada durante as programações do Festival de Cinema de Gramado.

A homenagem aos atores é uma iniciativa do Instituto Estadual de Cinema, o Iecine – RS, e do Museu do Festival de Gramado, e tem como objetivo valorizar a produção audiovisual do Rio Grande do Sul, enfatizando-a como braço simbólico da produção da cultura nacional. "A cultura gaúcha também é brasileira, faz parte da identidade do país. Estes atores não nasceram no Rio Grande do Sul, mas já são parte da nossa história com seu talento. Graças a um mercado de trabalho vivo e dinâmico, eles puderam exercer sua profissão aqui no estado.", declarou, na coasião, o cineasta Zeca Brito, diretor do Instituto Estadual de Cinema.

Durante o evento, os três atores também receberam símbolos representativos de produções que realizaram no estado do Rio Grande do Sul: Alves Pinto, de "Anahy de las Misiones" (1997) ganhou uma boleadeira; Lacerda, que protagonizou "O Tempo e o Vento" (2013), ficou com o estribo de prata; e Murilo Rosa, de "A Cabeça de Gumercindo Saraiva" (2018), ganhou uma pequena cuia de chimarrão.

A parceria entre Iecine e o Museu segue para novas iniciativas, como a organização de um Fórum de Memória e Cinema, marcado para março de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui