O Grupo Bandeirantes inaugurou na última quinta-feira, 22 de agosto, o Estúdio Sala Digital Band Google, um hub multiplataforma instalado na sede da emissora no bairro do Morumbi, em São Paulo. A cerimônia foi conduzida pela apresentadora Adriana Araújo e prestigiada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; pelo prefeito da cidade, Ricardo Nunes; pelo presidente do conglomerado de mídia, João Saad; pelo CEO da Vibra Digital, spin-off de tecnologia e estratégia digital do Grupo, André Luiz Costa; pelo CEO do Google Brasil, Fábio Coelho; pelo diretor global de Google Trends, Simon Rogers; por executivos de ambas as companhias e profissionais do mercado publicitário.
A iniciativa, criada pela Band em parceria com o Google em 2018, virou referência para debates eleitorais em todo o mundo e passa agora a ser permanente, monitorando 24 horas por dia os assuntos mais procurados na plataforma. O espaço conta com a inteligência artificial para compilar e fornecer informações para todos os veículos da empresa, o que permite uma análise detalhada das preferências dos telespectadores e dos temas mais abordados no Jornalismo, no Esporte e no Entretenimento.
Em 2022, o primeiro encontro do segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu recorde no canal Band Jornalismo no YouTube, tornando-se a maior live jornalística já vista. A transmissão, realizada em 16 de outubro daquele ano, contabilizou quase 2 milhões de visualizações simultâneas. A partir de agora, todas as atrações da casa poderão interagir com os usuários, promovendo discussões e enquetes em um só lugar. Além de funcionar como um termômetro, o projeto é um instrumento no combate às fake news. O case mundial de uso de dados ao vivo vai conduzir a produção e a distribuição de notícias em um ecossistema de TV aberta, canais pagos, rádios e digital, bem como atender as emissoras próprias e afiliadas de toda a rede.
O Estúdio Sala Digital Band Google traz para dentro da emissora a expertise da ferramenta de pesquisa, oferecendo, em um patamar inédito, uma interface direta com os temas e questões que mais chamam a atenção no momento. Esses insights poderão, inclusive, direcionar a criação comercial e as reportagens. “A ‘busca’ auxilia o brasileiro a encontrar e checar informação todos os dias. Já o Google Trends é um recurso que mostra um retrato sobre quais assuntos interessam mais, sendo assim um mecanismo que possibilita, de certo modo, entender comportamentos e antecipar tendências. A Sala Digital tem um acesso aprofundado dessa base de dados e vai, com isso, nutrir com inteligência em tempo real diversas editorias, dos diferentes programas e redações jornalísticas da Band, embasando reuniões de pauta, tomada de decisões, indicação de investigação e muito mais”, disse Marco Túlio Pires, gerente de parcerias de notícias e líder do Google News Lab no Brasil.
A cooperação entre as duas empresas contempla ainda a atuação conjunta nas áreas de publicidade, streaming, monetização, treinamentos e consultorias.