Secom da Bahia planeja lançamento de empresa pública para fomento do setor

Segundo a secretária de Comunicação do Estado da Bahia, Marludes Caldas, a Secretaria da Comunicação está trabalhando em um projeto para lançar uma empresa pública dedicada a desenvolover o mercado audiovisual no estado, de maneira semelhante ao que acontece no Rio de Janeiro com a Rio Filme e em São Paulo, com a SPCine. Ela participou de painel que reuniu representantes de empresas públicas durante a Semana do Audiovisual Contemporâneo Baiano.

De acordo com a secretária, a ideia surgiu dentro do Conselho de Comunicação Social da Secom, que levou a ideia ao governador Jaques Wagner em fevereiro. Desde então, um comitê formado dentro do Conselho tem se dedicado a avaliar outras experiências em território nacional – em especial RioFilme e SPCine – para desenvolver um modelo de empresa para a Bahia.

Segundo ela, a Secom já conta com uma minuta de Projeto de Lei e uma minuta de regimento interno para a empresa, além de um plano de ação. “Estamos desenvolvendo esse projeto a passos largos. No entanto, ainda é um projeto, não é nada definitivo. Ainda será necessário submeter à avaliação da Procuradoria Geral do Estado, à Casa Civil, e só então ele será avaliado pelo Governo da Bahia. Ainda há um longo caminho”, ressalta.

Segundo ela, a visão da Secom para a empresa pública baiana aproxima-se mais do exemplo da atuação da SPCine em São Paulo. “São projetos muito semelhantes, com a diferença que atuaremos mais na formação de APLs (Arranjos Produtivos Locais) pensando na sustentabilidade da empresa”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui