Ministros de Comunicações dos BRICS expandem cooperação na área de TICs

Os ministros de Comunicações dos BRICS publicaram um comunicado ressaltando o interesse dos países-membros em expandir a cooperação na área das tecnologias de informação e comunicação (TICs). O documento é resultado da primeira reunião de representantes da área no bloco, que também conta com a participação da Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento acontece na Rússia por iniciativa brasileira e será encerrada nesta sexta-feira (23). Segundo o ministro do Brasil, André Figueiredo, "os países reconhecem que as TICs são ferramentas essenciais para o crescimento e o avanço dos países em desenvolvimento".

Os ministros se comprometeram a criar um grupo de trabalho, que deve se reunir anualmente para debater as possibilidades de cooperação entre os países na área das tecnologias da informação e comunicação, incluindo questões relacionadas à governança da Internet.

Figueiredo afirmou que no mercado de tecnologia surgem imensas oportunidades de desenvolvimento industrial e social, com o consequente impacto positivo na economia. "Mas não podemos esquecer os desafios que essas novas plataformas trazem, em especial no que diz respeito à segurança e à privacidade dos dados", destacou.

Outro ponto de destaque é o estímulo à cooperação internacional para garantir o acesso universal à rede, buscando atender os interesses de governos, empresas e sociedade. O entendimento dos membros é que a internet pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento e para o exercício dos direitos humanos.

"É importante identificar no bloco as complementaridades, sinergias e áreas de interesse entre os membros para ampliar a troca de experiências e conhecimentos entre nossas instituições dos setores públicos e privados", acrescentou o ministro do Brasil, ao valorizar a importância dos BRICS serem independentes e competitivos, principalmente, em software, hardware e infraestrutura.

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações do Brasil, Maximiliano Martinhão, que participou do encontro e contribuiu para a elaboração do texto final, ressaltou a importância do evento para fortalecer a parceria entre os países dos BRICS. "Grandes oportunidades podem surgir a partir desta cooperação e do trabalho conjunto no campo das TICs", avaliou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui