Entre os dias 22 e 25 de outubro, Goiânia recebe o 8º Mercado SAPI. Consolidado como o maior mercado audiovisual do Centro-Oeste, o evento reúne mais de 50 profissionais e convidados da área, nacionais e internacionais. O SAPI é uma plataforma que conecta produtores, diretores, roteiristas e investidores, fomentando o crescimento da indústria audiovisual de forma diversa e inclusiva.
Realizado pela Sol a Pino Filmes e co-realizado pelo Instituto Audiovisual em Todos os Eixos, o SAPI é um articulador na macrorregião CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste). O tema deste ano é "Mapeando Territórios Audiovisuais" e o foco é expandir as parcerias no Brasil e com países da América Latina. A programação será realizada no HUB Goiás, em Goiânia, e combina palestras, estudos de caso, masterclasses, rodadas de negócios, oficinas e painéis, além do Prêmio Cora, com 100% das atividades traduzidas em libras.
Negócios e parcerias
As Rodadas de Negócios são uma das maiores atrações do Mercado SAPI, oferecendo a oportunidade para que criadores de conteúdo da CONNE apresentem seus projetos diretamente a produtoras, canais de televisão, distribuidoras e plataformas de streaming do Brasil e do exterior. Em 2024, serão mais de 160 reuniões, com players como Globoplay, GNT, Paramount Pictures Brasil, Boutique Filmes, Belli Studio, Canal Curta!, Gloob, Cardume, Canal Brasil, Maria Farinha Filmes, Prime Box Brazil, Telecine e Têm Dendê Produções. E por meio de uma parceria com os programas Cinema do Brasil e Brazilian Content, o SAPI recebe pela primeira vez convidados internacionais: os chilenos Julian Rosenblatt (Imago – GVG Produciones) e Valentina Del Pilar (Orion Cine) e os argentinos Mercedes Cordova (Brava Cine) e Lucila Frank (Cinetren).
Outro destaque é o Programa Produtoras In Foco, que acelera ideias ao oferecer capacitação para novos agentes que desejam estruturar ou abrir uma empresa audiovisual. Os participantes terão acesso a palestras, consultorias e encontros com especialistas com o objetivo de desenvolver uma carteira de projetos. Nesta edição, o programa é realizado em parceria com a F+E – Formação de Empreendedores Audiovisuais.
O Mercado SAPI também abrigará mesas, painéis e estudos de caso que abordarão temas fundamentais para o futuro do audiovisual, como igualdade de gênero no setor, inteligência artificial e transformação social, coprodução internacional na América Latina e o produto brasileiro nas telas, contando com a participação de players como GNT, Globoplay, TV Anhanguera e Disney+.
Mulheres no Audiovisual
Desde 2020, o SAPI está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo discussões e aplicando práticas que buscam reduzir o impacto ambiental e social da produção audiovisual. O Prêmio CORA, iniciativa que em 2024 comemora sua quinta edição, celebra e impulsiona a produção audiovisual feminina no Centro-Oeste do Brasil. O Prêmio Cora surge justamente pela necessidade de reduzir o abismo de gênero no setor e contribuir para um mercado mais justo e representativo.
As juradas deste ano são Luana Melgaço (MG), Anna Moura (MT), Erika Bauer (DF) e Márcia Deretti (GO). Nesta edição, as vencedoras ganharão mais de 10 mil reais em prêmios, por meio do apoio do Projeto Paradiso e a colaboração de empresas e associações como a Tem Dendê Produções, a Dafuq Filmes, AICON e UPEX – União Nacional de Produtores Executivos, além de consultorias e outras oportunidades. A premiação ocorre durante a programação do SAPI.
O calendário completo de atividades está disponível no site do evento. Haverá transmissão online e ao vivo pelo canal do YouTube.