Reconhecendo a crescente importância da audiência brasileira para a indústria audiovisual chinesa, o China Media Group (CMG) envia uma comitiva ao país para a cerimônia de apresentação do Programa de Exibição de Filmes e Séries Selecionadas do CMG no Brasil, que renovará as parcerias existentes, além de abrir as suas portas para novos acordos de exibição de seu conteúdo. A cerimônia, que recebe as comitivas do China Media Group (CMG) e de seu Centro de Traduções e Dublagens (CTD), acontecerá no dia 1º de novembro, às 10h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.
Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e a cooperação entre as indústrias audiovisuais brasileira e chinesa, o evento, intitulado “Vínculos com o Brasil II”, marca uma oportunidade para a negociação de novos acordos de exibição com grupos de televisão brasileiros, fortalecendo ainda mais os laços culturais entre os dois países.
A audiência brasileira tem se mostrado cada vez mais relevante para a indústria audiovisual chinesa, e o sucesso dos conteúdos chineses exibidos no Brasil, como as atrações de entretenimento nos canais do Grupo Box Brazil e de jornalismo no Grupo Bandeirantes, por exemplo, é crescente. Os dois grupos de comunicação brasileiros já confirmaram a renovação de seus acordos com o China Media Group, que já dura cinco anos.
Nos últimos cinco anos, a China e o Brasil têm fortalecido seus Acordos de Parcerias para Intercâmbio Cultural, iniciados através de um acordo maior de aproximação cultural dos países do BRICS. O programa exibe filmes, séries e documentários chineses, incluindo produções independentes de ficção, filmes premiados em festivais internacionais e documentários da CCTV (China Central Television) e CGTN (China Global Television Network).