O Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro recebe a nova exposição individual de Raphael Medeiros, intitulada "mentira também é caminho", que já está em cartaz e segue até o dia 30 de novembro de 2024. O público pode visitar a mostra de terça-feira a sábado, das 12h às 19h.
Na exposição, o artista plástico, que é representado pela Galeria Nonada e também é diretor de cinema e fotografia, explora a mentira como uma tecnologia de sobrevivência. No formato de cinema expandido, a instalação permite que o espectador caminhe entre obras – que na visão do autor são cenas de um roteiro.
Mergulhando em memórias roteirizadas, Medeiros parte de histórias cotidianas de seu território de origem, São Gonçalo, para criar narrativas visuais que questionam verdades institucionalizadas. Por meio de pinturas e esculturas, ele ilumina as ficções que sustentam o imaginário das milícias, os aspectos violentos da masculinidade e as disputas territoriais que testemunhou.
O texto crítico da exposição é de Victor Gorgulho, curador carioca, que traz uma abordagem direta e analítica, destacando como Medeiros constrói suas narrativas visuais em forma de roteiros cinematográficos e questiona as fronteiras entre verdade e ficção em suas obras e filmes expandidos.