O 3º Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar está com inscrições abertas para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, com foco em obras que abordam ecologia e direitos humanos. Realizadores de todo o Brasil podem inscrever seus filmes até o dia 16 de novembro de 2024. São aceitos curtas-metragens de ficção, animação e documentário, com até 30 minutos de duração, finalizados após 1º de janeiro de 2022.
Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva concorrerão em diversas categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Produção Cearense. O vencedor na categoria Melhor Filme recebe um prêmio no valor de R$ 5.000. Além das exibições durante o festival, os curtas poderão integrar Mostras Educativas realizadas em outras cidades brasileiras. As inscrições são gratuitas. Para mais informações, os cineastas podem entrar em contato pelo e-mail: samburafestival@gmail.com.
O Festival Samburá, que será realizado entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2024, no distrito do Pecém, São Gonçalo do Amarante, no Ceará, tem como objetivo promover a reflexão sobre a preservação ambiental e a valorização da cultura do mar por meio da arte. Além das sessões de cinema, a programação conta com oficinas de audiovisual, artesanato sustentável e passeios ecológicos. Este ano, o festival expandirá suas atividades para a Taíba, com oficinas e exibições de filmes, e para a sede de São Gonçalo do Amarante.
Com uma estrutura acessível, o evento garante a inclusão de pessoas com deficiência oferecendo rampas, banheiros adaptados, tradução em Libras, sessões com audiodescrição e legendagem descritiva. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A 3ª edição do Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar é uma realização do CENAPOP – Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania.