"A Vida Bruta dos Animais do Céu" participa do Cine Qua Non

O longa-metragem "A Vida Bruta dos Animais do Céu", escrito por Guilherme Zanella e de produção da Abrolhos Filmes, foi selecionado e participou, entre os dias 20 de outubro e 10 de novembro, do Cine Qua Non. A organização, sediada em Morelia, no México, e em Nova York, nos EUA, apoia o cinema independente com residência e laboratórios para o desenvolvimento de roteiros.

O programa do qual o filme fez parte, o Revision Lab, que ocorreu no formato online em 2020, reúne roteiristas de diversas nacionalidades. Com o acompanhamento de um consultor, em reuniões regulares, os participantes leem e discutem os projetos uns dos outros e apresentam imagens, referências e moodboards. Há ainda dois encontros individuais, um inicial e outro final, com o consultor, que esmiuça os detalhes do roteiro e indica direções.

"Conheci histórias incríveis, dos quais realmente virei fã, e tive um processo de reconexão e imersão muito grande em meu próprio roteiro. Aumentamos o volume dramático, trazendo elementos do primeiro tratamento e trabalhamos temas que poderiam ser mais explorados e potencializados", relata Zanella.

A participação no Cine Qua Non faz sentido para a estratégia de produção do "A Vida Bruta dos Animais do Céu", que mira parcerias internacionais e, mais especificamente, italianas. "Desde o início, a intenção sempre foi levar o projeto para fora e testar sua universalidade. Primeiro, porque a narrativa tem uma conexão muito grande com as raízes europeias do sul do país e, segundo, porque está muito difícil de captar recursos no Brasil', explica o roteirista.

Para ele, o contato com a consultora no Revision Lab foi decisivo para abrir uma porta internacional para o projeto, já que ela apresentou uma visão muito rica do mercado de fora, deu diversas dicas de onde apresentar e, inclusive, quais as palavras-chave teriam mais apelo com produtores estrangeiros.

Com a última reunião marcada para fevereiro, o próximo passo é escrever um novo tratamento contemplando o aprendizado do Revision Lab e o acompanhamento criativo da diretora Beatriz Seigner ("Los Silencios"). O roteirista destaca também o suporte da produtora-executiva Laura Barzotto e a Abrolhos Filmes em todo o processo: "Há cuidado, acompanhamento e tentam ativamente encontrar caminhos para a produção, como festivais e mercados. Graças a Abrolhos, pude trabalhar com a Beatriz, cujo trabalho admiro muito. O projeto foi realmente elevado a outro nível", conclui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui