Documentário sobre trekking e montanhismo é destaque no Travel Box Brazil

Uma travessia por trilha pela Chapada Diamantina, na Bahia, é retratada em um documentário que será exibido nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, às 9h30, no Travel Box Brazil. Em "No Topo do Nordeste", Andre Duarte apresenta aos telespectadores a sua aventura pessoal enquanto percorre vales e montanhas em busca de conhecer os "Gigantes do Nordeste", como são denominados os três pontos mais altos desta região brasileira: os Picos das Almas, Itobira e Barbado.

Ao longo de uma hora e 15 minutos, Duarte apresenta os detalhes, as belezas e as dificuldades que envolvem uma travessia neste estilo, classificada por ele como uma das mais difíceis do Brasil. Isso porque, apesar de a maior parte do percurso poder ser realizada via trekking, existem locais cujo acesso é feito somente por meio de montanhismo. "Para chegar até o Pico das Almas, é necessário escalar um trecho semelhante a uma parede, praticamente vertical. Existem alguns encaixes que facilitam a subida, mas quem tem medo de altura acaba desistindo", conta.

Ademais, o telespectador verá outras dificuldades superadas durante o roteiro, que durou cinco dias. "A quantidade de horas caminhadas e o peso carregado na mochila, aproximadamente 20 quilos entre suprimentos e equipamentos, acabam complicando. Chegamos a andar até oito ou nove horas ao longo de um dia, e com a bagagem nas costas", comenta. "Portanto, para quem deseja realizar uma trilha como essa eu recomendo que haja bastante minimalismo, para levar realmente só o que precisa, e muito preparo físico", diz.

Mas as paisagens pelo caminho e a experiência adquirida acabam por minguar os contratempos. "Na primeira noite, quando dormimos na base do pico das almas, em um lugar que parecia um acampamento natural, vi o céu estrelado mais lindo de toda a minha vida. Sem contar as formações rochosas, piscinas naturais, cachoeiras… tudo é perfeito", descreve. 

Ao final, Duarte conclui a sua aventura com a sensação de missão cumprida. "No documentário eu comento que tive um mix de sentimentos. A primeira é de chateação e tristeza por ter acabado, pois é uma experiência muito enriquecedora. Também a sensação incomparável de realização, por ter sido capaz de completar uma aventura com tantos desafios e por ter chegado ao fim com segurança. E, claro, alívio", brinca.

A atração também será disponibilizada na plataforma Box Brazil Play, que pode ser assinada por meio do site ou pelo Now, da Claro TV, para ser assistida em televisão ou em dispositivos mobile, a partir dos apps disponíveis para Android e IOs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui