"Cidade; Campo", novo longa da diretora Juliana Rojas, terá estreia mundial no Festival de Berlim, cuja próxima edição acontece entre os dias 15 e 25 de fevereiro. Rodado na cidade de São Paulo e na zona rural do Mato Grosso do Sul, o filme fala sobre migração entre o meio urbano e o rural e será apresentado na Berlinale Encounters, concebida para fomentar trabalhos ousados de cineastas independentes e inovadores. Com equipe formada majoritariamente por mulheres, o filme é produzido pela Dezenove Som e Imagens e coproduzido por Canal Brasil, Globo Filmes, Telecine, Spcine, Quanta, O2 Pós, Vitrine Filmes, Sutor Kolonko (Alemanha) e Good Fortune Films (França).
Os títulos selecionados para a Encounters concorrem aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Prêmio Especial do Júri. "Here" (Bas Devos) e "El Eco" (Tatiana Huezo) foram premiados no ano passado.
Na primeira história de "Cidade; Campo", a trabalhadora rural Joana migra para São Paulo após o rompimento de uma barragem de dejetos de mineração inundar sua cidade natal. Ela vai ao encontro de sua irmã Tânia, que mora em um bairro periférico junto com seu neto Jaime. Joana busca prosperar na maior cidade da América do Sul, conhecida como a "cidade do trabalho". Ela adentra o universo dos subempregos por aplicativos, trabalhando como faxineira.
Na segunda história do filme, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. As duas mulheres buscam uma nova oportunidade de vida no campo. O contato com a casa abandonada revela a Flávia aspectos desconhecidos de seu pai, com quem mantinha uma relação distante. O casal sofre um choque de realidade ao enfrentar a dureza do cotidiano rural. A natureza as obriga a enfrentar frustrações e a lidar com memórias e fantasmas.
O longa é protagonizado por Fernanda Vianna, Mirella Façanha e Bruna Linzmeyer. Também estão no elenco Andrea Marquee, Preta Ferreira, Marcos de Andrade, Nilcéia Vicente e o estreante Kalleb Oliveira.