Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Comitê Gestor suplementa Chamada Pública Cinema – Novos Realizadores para contemplar projetos...

Comitê Gestor suplementa Chamada Pública Cinema – Novos Realizadores para contemplar projetos da Região Norte

O Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual aprovou uma suplementação de R$ 8,5 milhões para a Chamada Pública Cinema – Novos Realizadores, conforme publicado no Diário Oficial da União na última sexta, 17. Os recursos adicionais possibilitarão o financiamento de seis projetos de longas-metragens da Região Norte.

Conforme noticiado, o resultado preliminar da Chamada Pública Cinema – Novos Realizadores, embora a cota regional para o grupo CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste) tenha sido observada, não haviam sido contemplados projetos da Região Norte. De acordo com a Ancine, a constatação motivou o início de um processo de análises pela agência, em diálogo com o Ministério da Cultura e entidades representativas do setor.

Segundo avaliação técnica da agência, no que se refere à proporção interna do grupo CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste), a análise dos dados históricos relativos às contratações de investimentos do FSA apontou uma média de participação da Região Norte relativa a 16% dos recursos contratados. A Ancine aponta que, ao comparar os dados da série histórica com os resultados do conjunto das chamadas públicas de cinema lançadas no âmbito dos Planos de Ação de 2021 e 2022, se confirmou ter havido retração nos aportes concedidos à Região Norte.

Com os valores suplementados, a Ancine e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE devem anunciar em breve o resultado final da Chamada, que contemplará 64 projetos de filmes com investimentos de R$ 108,5 milhões para todas as Regiões do País.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile