O secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações (MCom), Wilson Diniz Wellisch, informou que a pasta planeja lançar, no primeiro semestre deste ano, o Plano Nacional de Radiodifusão. O plano pretende detalhar ações do ministério e garantir transparência nos planos e trabalhos a serem executados nos próximos anos. A declaração foi feita durante o SET Sudeste, realizado no Rio de Janeiro, semana passada.
"O objetivo é fazer com que o setor tenha, de forma clara, à disposição, todas as informações envolvendo as ações do ministério, no que diz respeito à outorgas, fiscalizações, novas regulamentações, licitações, processos seletivos, entre outras informações importantes. Tudo isso vai compor o 'Plano Nacional de Radiodifusão', que vai tratar de todos os temas", afirmou Wilson.
TV 3.0
Wilson falou também sobre o decreto da TV 3.0, novo padrão da TV aberta. A migração será gradativa, com início nas grandes capitais. Na ocasião, ele informou que em dezembro do ano passado, o Ministério das Comunicações enviou à Casa Civil a minuta do decreto que regulamenta e define o modelo da "TV do Futuro" no Brasil, que deve ser publicado em breve.
"Foram anos de discussões e debates envolvendo o setor público e privado, a academia e vários grupos de trabalho. A expectativa é que o decreto seja publicado em breve", afirmou.
A navegação no novo padrão da TV aberta será mais interativa, pois passará a ser feita apenas por aplicativos, abandonando o atual sistema por números. Isso permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda.
A qualidade da imagem também será melhor. Haverá mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez.