Terceira cidade mais antiga do Brasil, São Francisco do Sul (SC) recebe a partir desta quarta-feira, dia 25 de maio, a primeira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano – FALA São Chico, dedicado a documentários, unindo cinema e história. A programação dos quatro dias de Festival inclui oficinas, palestras, apresentações musicais e atividades culturais no Centro Histórico de São Francisco do Sul, com todas as atividades gratuitas.
Ao todo serão exibidos 31 filmes, de sete países, sendo 26 produções em competição e cinco convidadas, divididas em nove sessões de cinema. Duas Mostras Competitivas fazem parte do FALA 2022, Infantojuvenil e Curtas (compondo Curtas Catarinense e Latinos), e o público também escolhe o filme que vai levar o Troféu Panvision eleito pelo Júri Popular. O Júri Oficial escolhe os melhores filmes que levam, além de troféu, produtos e serviços de empresas parceiras que somam mais de R$ 25 mil em prêmios.
As atividades de formação serão na Associação Empresarial de São Francisco do Sul (ACISFS) e no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia através da plataforma.
Festival de Cinema
Documentários de sete países estão entre os 26 filmes selecionados para as mostras competitivas do Festival. Eles serão exibidos na tela do Cine Teatro X de Novembro. Os horários de cada filme e a classificação indicativa de cada sessão podem ser conferidos no site.
Filmes convidados
Cinco filmes foram convidados para o FALA 2022. Quatro deles fazem parte da sessão especial Meio Ambiente, no sábado, dia 28, e serão exibidos com recursos de acessibilidade, legendas, LIBRAS e audiodescrição: as animações "Assum Preto", de Bako Machado (PE); "Por Dentro das Árvores", de Francisco de Paula (SP); "Teo, o Menino Azul", de Hygor Amorim (SP); e a ficção "Olho Além do Ouvido", de Bruna Schelb Corrêa e Luis Bocchino (MG).
A programação encerra na noite de sábado, com a Cerimônia de Premiação e exibição às 20h30 do longa-metragem "Diário Dentro da Noite", dirigido pelo ator, dramaturgo, produtor e pintor Chico Diaz.
Atividades de formação
Na quinta-feira, 26, as oficinas iniciam com a doutora em Comunicação Audiovisual, pesquisadora da Universidade Complutense de Madri – Espanha, Almudena Muñoz, que abordará a "A Pesquisa no Documentário". Na quinta, 27, o Festival ainda recebe o jornalista argentino gerente de produção da Acequia TV de Mendoza, Sérgio Romero, com "Documentário com Celular"; e a oficina "Audiovisual para Pequenos Empreendedores", ministrada em parceria com o SEBRAE, pela especialista em comunicação Fê Moreira. Por fim, no sábado, 28, o cineasta e arte-educador Fabrício Borges fala sobre "A Realização de Filmes no Ambiente Escolar".
Palestras
Na sexta, 27, "Entretenimento e impacto social" é o tema da palestra da diretora de Articulação e Expansão do Alana, Mariana Mecchi. No sábado, 28, as palestras "Film Commission para o desenvolvimento do município", com o consultor de políticas públicas Daniel Celli; e "Modelos de coprodução regional e internacional", com Malu Campos, presidente honorária da Red Tal – Rede Televisões da América Latina. As inscrições estão abertas na plataforma.
Apresentações musicais
Todos os dias, sempre a partir das 18h30, músicos locais se apresentam em um palco montado em frente ao Cine Teatro X de Novembro. Na abertura, dia 25, Patrícia Menezes e os convidados Kelwin Grochowicz e Djavan Renato. Na quinta, 26, Clara Costa e Convidado. Já sexta, 27, a Banda sem Vozz é quem se apresenta. E encerrando no sábado, 28, a Banda Kaiçara – Reuel Silva, Piassava MC e Mário Negreth.
O FALA São Chico é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem Hospedagem oficial Pousada Solar da Beira, parceira DOT, Link Digital, Mistika, Naymovie com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Sebrae-SC e Associação Comercial e Industrial de São Francisco do Sul. Apoio AgriBrasil e Komprão Koch Atacadista, com patrocínio ArcelorMittal. Realização Associação Cultural Panvision, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.