ECM+LAB especial Ibero-América tem 97 projetos inscritos de 19 países

ECM+LAB 2024 (Foto: Divulgação Panvision)

O ECM+LAB especial Ibero-América registrou um aumento significativo no número de projetos inscritos, passando de 78 em 2024 para 97 em 2025 – um acréscimo de 24%. O número de países participantes também aumentou de 13 em 2024 para 19 em 2025. São eles: Afeganistão, Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, Espanha, França, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Entre os projetos brasileiros inscritos, 13 são catarinenses.

Em termos de diversidade, houve um aumento expressivo na participação de mulheres na direção, saltando de dez projetos em 2024 para 48 em 2025, e de LGBTQIAP+, de cinco para 22 projetos. Além disso, 26 projetos inscritos são de realizadores estreantes. As temáticas abordam questões sociais e de gênero, identidade e resistência cultural, conflitos e repressão política, infância e juventude e música e arte.

A representatividade de pretos e pardos também cresceu, de seis para 14 projetos, enquanto os dirigidos por indígenas caíram de três para um. Houve aumento no número de obras seriadas de ficção, passando de cinco para dez projetos, e na quantidade de longas-metragens de ficção, que saltaram de 37 para 57 projetos. Propostas de filmes de animação somam nove. Em contrapartida, houve uma leve redução nos documentários, passando de 25 para 20 projetos.

O valor total dos projetos inscritos mais do que triplicou, passando de 28 milhões de dólares em 2024 para mais de 87 milhões de dólares em 2025. E 20 players do mercado se inscreveram para participar do encontro.

Programação 

A 9ª edição do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB especial Ibero-América, evento de mercado do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025, será realizada entre 5 e 10 de setembro. O encontro foca na integração de produtoras e players do setor audiovisual, promovendo oportunidades de coprodução, desenvolvimento, distribuição e estratégias de negócios internacionais na América do Sul e, este ano, também na Ibero-América. O evento é um espaço dinâmico para a troca de experiências, conexões de negócios e fortalecimento da coprodução internacional.

O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui