As consequências do Brexit para a produção audiovisual

O que significa a saída do Reino Unido da União Europeia para a produção audiovisual do país e do bloco? A revista Variety fez algumas considerações a respeito e elencou pontos em que os britânicos podem ser afetados.

Uma consequência direta é o fim do financiamento pelo programa europeu Media, especialmente na produção para cinema e na distribuição de filmes britânicos nos cinemas europeus. Entre 2014 e 2015, por exemplo, o Media financiou €40 milhões para a distribuição de 84 filmes do Reino Unido nos demais países do bloco. O filme vencedor de Cannes deste ano, "I, Daniel Blake", do britânico Ken Loach, fez parte de um pacote de quatro filmes de sua produtora que receberam apoio de €173 mil do Media.

Outro problema, segundo a publicação, é a exclusão dos conteúdos britânicos da cota de conteúdo europeu exigida nas emissoras de TV do bloco. Séries da BBC, Channel 4, ITV e outras são compradas por canais de TV europeus e ajudam a preencher estas cotas. Agora, é possível que a demanda por séries inglesas caia, e assim também seu valor de mercado.

Há ainda a questão dos vistos de trabalho para atores, diretores, equipe e produtores europeus trabalharem no Reino Unido e vice-versa, bem como uma maior dificuldade no trânsito de equipamentos entre os blocos, o que pode dificultar coproduções e a filmagem de séries e filmes nas cidades britânicas.

Como efeito eventualmente positivo, a Variety aponta a desvalorização da libra frente ao euro e ao dólar, o que deve baratear as produções europeias e americanas no Reino Unido. Por outro lado, o câmbio desfavorável afetará os distribuidores britânicos, que pagarão mais pelos filmes estrangeiros.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Este assunto é interessantíssimo e de extrema importância. Vi que será um filme sobre o tema, fiquei fascinada! Acho-o um excelente ator. Eu adoro pesquisar e ver filmes e documentários sobre política e temas polêmicos, como é o caso de um assunto tão atual como o brexit . Eu assisti o trailer e achei muito incrível como o Benedict Cumberbatch está irreconhecível. Aliás, ele sempre mergulha nos papéis e surpreende. Eu acredito que esta produção tenha tudo para ser um dos dramas mais interessantes do ano, seja pelas atuação como a trama em si. Deve ser incrível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui