Estão disponíveis para o público a partir desta segunda-feira, dia 24 de junho, os conteúdos da Mostra Brasileiros que integram o 2º Claro Festival Curta! Documentários. As 17 produções nacionais – que foram realizadas com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e estrearam em canais brasileiros independentes – se somam às outras duas mostras do evento: Competitiva e Internacional. Ao todo, mais de 200 obras, entre filmes e séries, serão disponibilizadas gratuitamente no site do festival até o dia 10 de julho.
O vencedor da Mostra Brasileiros será indicado pelo voto popular e receberá prêmio no valor de R$ 10 mil. Entre os filmes, estão "Gerson King Combo", da Giros, uma homenagem à vida e obra do cantor e compositor Gerson Cortez, conhecido como "James Brown brasileiro"; "Meu Amigo Fela", da O2 Produções, que traz uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti; "Mães da Terra", da Caliban Filmes, série documental que aborda a maternidade periférica e a ancestralidade; "Floresta, Onde a Terra Respira", da Plural Filmes, um retrato da relação dos povos indígenas com as florestas; e "O Cinema das Mulheres", da Lascene Produções, que destaca mulheres relevantes para o cinema nacional.
"Na primeira edição do Curta Documentários, em 2023, atendemos a mais de 40 mil espectadores que assistiram e votaram nos seus filmes preferidos. Esperamos, nesta 2ª edição, turbinada com o patrocínio da Claro, dar uma escala de difusão ainda maior aos mais de 170 conteúdos disponibilizados nas três mostras. O Festival tem como objetivos centrais promover a difusão audiovisual e celebrar o sucesso do fomento ao audiovisual brasileiro produzido para a TV e VOD independentes, as vias de difusão que propiciam o maior alcance de público, a necessária permanência de disponibilidade ao público das obras fomentadas e, por consequência, o maior retorno à sociedade dos investimentos realizados pelo FSA", afirma Julio Worcman, diretor do canal Curta! e idealizador do Festival.