A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO, que acontece de 14 a 20 de julho na capital mato-grossense, anuncia os longas e curtas selecionados para as suas Mostras Competitivas. Neste ano, o evento bateu o recorde de inscritos: foram 458 filmes em um período de apenas nove dias, com títulos de todos os 25 estados do país e do DF. Mato Grosso foi o terceiro estado com o maior número de filmes inscritos de curta-metragem, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.
Os filmes em competição nas categorias Melhor Filme de Longa-Metragem Nacional e Melhor Filme de Curta-Metragem Nacional concorrem ao Troféu Coxiponé, que leva este nome em uma homenagem aos índios da nação Coxiponé (etnia Bororo), que habitavam as margens do Rio Coxipó no século XVIII.
Os seis longas nacionais selecionados para a mostra competitiva foram "Mawé", de Jimmy Christian (AM); "Pedra Vermelha", de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt (SC); "Kopenawa: sonhar a terra-floresta", de Marco Altberg e Tainá de Luccas (RJ); "O Silêncio Das Ostras", de Marcos Almeida Pimentel (MG); "Concerto de Quintal", de Juraci Júnior; e "Serra das Almas", de Lírio Ferreira (PE).
Já na competição Nacional de Curtas, os concorrentes são "A Nave Que Nunca Pousa", de Ellen Morais (PB); "Albuesas", de Gloria Albues (MT); "Arame Farpado", de Gustavo de Carvalho (SP); "Benção", de Mamirawá e Tainã Pacheco (BA); "Cabeça de Boi", de Lucas Zacarias (MG); "Coisa de Preto", de Pâmela Peregrino (SE); "Dandara", de Raquel Rosa (GO); "Linda do Rosário", de Vladimir Seixas (RJ); "Mãe", de João Monteiro (RS); "Maira Porongyta – O Aviso do Céu", de Kujãesage Kaiabi (MT); "Marcos, O Errante", de Thiago Brandão (BA); "O Enegrecer de Iemanjá e a Subtração do Sagrado Afro", de Uê Puauet (Marcos Costa – PR); "O Último Varredor de Perseu Azul", de Paulo Alipio (MT); "Reagente", de Bruno Bini (MT); e "Tapando Buracos", de Pally e Laura Fragoso (AL).
Além da Mostra Competitiva, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá conta com as mostras inclusivas e educacionais Cinema Escola, que leva filmes selecionados a estudantes da rede pública, formando novas gerações de plateias críticas; Cinema Itinerante, com exibições gratuitas em bairros periféricos, aldeia indígena e quilombo; e Cinema Paradiso, que desde 1993 leva filmes a presídios, hospitais e abrigos, ação que transforma o cinema em ferramenta de reabilitação social e humanização.
A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO é realizado pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação e conta com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Tem parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev – UMFT), Primeiro Plano Cinema e Vídeo e Canal Brasil.
O evento tem o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, Cineclube Coxiponés -UFMT, Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e da Cinemateca Brasileira, que vai ceder parte do acervo de Silvino a ser exibido nesta edição, bem como apoio cultural da TV Centro América, filial da Globo em Mato Grosso.