A operação da DirecTV no Brasil fechou o segundo trimestre com uma base de quase 440 mil assinantes, o que representa cerca de 5 mil usuários a menos do que tinha no primeiro trimestre. Naquela ocasião, contudo, a queda em relação ao trimestre anterior havia sido maior (cerca de 10 mil).
A empresa conseguiu ajustar os índices de churn a patamares melhores do que aqueles do primeiro trimestre, mas enfrenta problemas para aumentar as vendas. A razão essencial é a conjuntura econômica, especialmente afetada em maio e junho pela retomada da desvalorização do real. Com isso, a expectativa da DirecTV para o Brasil é terminar o ano praticamente com a mesma base com que terminou 2001.
A boa notícia tem sido o Pacote Prata (que compete diretamente em preço com os pacotes das operadoras de cabo). O desempenho em julho foi considerado muito bom pela empresa (que não fala em números), apesar do aumento nas taxas de adesão.
Eurochannel
A DirecTV anuncia que o canal Eurochannel, que atualmente ocupa a posição 657 na grade de programação, terá seu número alterado. A partir de 1 de setembro, o canal passa a ser o 515. A mudança se deve ao novo enquadramento do Eurochannel, que agora será caracterizado como um canal de filmes pela operadora.