A Boutique Filmes, uma das produtoras pioneiras em streaming no Brasil e responsável por séries como "3%", a primeira original nacional da Netflix; "Mila no Multiverso", que acabou de ganhar uma segunda temporada no Disney+; e "Rota 66 – A Polícia Que Mata", disponível no Globoplay, anuncia sua primeira coprodução internacional, com a portuguesa SPi, da série "Glória" (2021), a primeira produção original da Netflix em Portugal. A parceria terá como resultado o longa-metragem "Como Queimar Sua Casa", de Maurício Farias ("Tapas e Beijos", "A Grande Família", "Hebe, a Estrela do Brasil", "Verônica"), com Andréa Beltrão e Caroline Carvalho no elenco; e a série "A Casa das 7 Mulheres", criada por Angela Chaves, roteirista da TV Globo por 24 anos; colaboradora de Patrícia Andrade na série "Senna", da Netflix; e autora de "Pedaço de Mim", também da plataforma.
"Sempre tivemos interesse de trabalhar com Portugal. Comecei a participar de eventos, indo até o país, conhecendo produtores, atores, canais e fazendo reuniões. Assim surgiu a oportunidade para os dois projetos. O roteiro do filme naturalmente juntava os dois países, o que facilitou a coprodução, e a série, em sua primeira versão, também fez muito sucesso em Portugal, e isso contribuiu para o acordo", contou Tiago Mello, sócio e produtor executivo da Boutique Filmes, em entrevista exclusiva para TELA VIVA.
Mello enxerga muita sintonia entre a Boutique e a SPi: "São duas produtoras com áreas criativas muito grandes. Nós fizemos a primeira série original da Netflix do Brasil e eles fizeram a de Portugal. Temos uma sinergia de conversas, pensamentos, ideias de financiamento. Estamos conectados criativamente e do ponto de vista de produção e financiamento também".
O filme "Como Queimar Sua Casa" acompanha uma jovem estilista portuguesa (Caroline Carvalho) que acredita viver um conto de fadas ao se casar com um herdeiro da indústria da moda brasileira. Tudo começa a ruir quando voltam ao Brasil e a sogra (Andréa Beltrão), implacável, é apresentada para a jovem, que será levada aos limites da loucura, colocando em cheque um passado incendiário que ela vem tentando controlar há anos.
O projeto de longa é inovador para a Boutique, que coleciona diversos cases de produção de séries. "É um desafio, mas estamos empenhados em produzir muitos longas. Já temos diversos projetos em desenvolvimento, com um plano bem audacioso para essa área", revelou o produtor. "Queremos fazer coisas super importantes, produzir conteúdos relevantes para o mercado brasileiro e o internacional. Estamos focados nessa linha. Temos nos preparado para isso há muitos anos, isto é, trabalhando nesses projetos. Agora acho que é o momento certo para podermos financiar e lançar as primeiras obras", completou.
"A Casa das 7 Mulheres", um dos maiores sucessos da televisão brasileira, terá uma nova visão nesta série de oito episódios. A novela foi vendida para mais de 80 países e chega à Boutique Filmes e SPi com um olhar mais feminino sob a narrativa que envolve as sete mulheres de uma família, que se veem em uma isolada estância, tendo que defender seu lar – e umas às outras – de uma tragédia ocasionada por um conflito dos homens, a sangrenta e duradoura Guerra dos Farrapos. Nesta versão, criada por Chaves, uma nova personagem será apresentada como filha ilegítima do dono da estância e se unirá à protagonista na defesa e sobrevivência de toda a família.
"A SPi posicionou-se desde sempre como uma produtora que pretende por a ficção em língua portuguesa no mapa. Acreditamos que o sucesso se faz com as pessoas certas e esta parceria com a Boutique Filmes, que tem um percurso sólido e de grande sucesso comercial no Brasil, é mais um passo no caminho da internacionalização. Desta sinergia nasceram duas obras, uma série e um filme, que acreditamos serem obras de qualidade e com capacidade de comunicar com o público dos dois lados do atlântico, mas que também podem ter sucesso em todo o mundo, porque as boas histórias ultrapassam fronteiras", afirma Pedro Lopes, diretor geral de conteúdos da SP Televisão/SPi.
O filme "Como Queimar Sua Casa" e a série "A Casa Das 7 Mulheres" estão em negociação com parceiros e exibidores. "Como Queimar a sua Casa" será distribuído no Brasil pela H2O.
Investimento em coproduções
Mello aponta a coprodução internacional como uma tendência interessante para o mercado. "A produtora de cada país pode ajudar para que o projeto tenha um bom lançamento naquele território. E a gente também é muito livre na coprodução para buscarmos as melhores maneiras de fazer o lançamento no nosso país. A ideia da coprodução é que ela dê origem a um produto independente, que possa ser exibido em outros mercados. A coprodução coloca o Brasil num lugar de maior conexão com o mercado internacional. No caso desses projetos, por exemplo, eles serão produtos europeus também, e por isso podem ser comercializados com mais facilidade no continente", avalia.
O produtor observa ainda que, hoje, existe uma verba menor dentro das plataformas para a produção de originais. Nesse sentido, as coproduções internacionais para o streaming são ainda mais visadas, uma vez que é possível, desta forma, minimizar os riscos para os territórios envolvidos e para a empresa que está investindo. "A coprodução internacional diminui os riscos e aumenta a capacidade de lançamento em diferentes territórios", conclui.