Emissoras oficiais da Olimpíada somaram 50,9 milhões de ações nas redes sociais

A Comscore elaborou um breve resumo sobre o comportamento nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nas principais redes sociais do Brasil, destacando os interesses mais relevantes do público envolvido com o grande evento esportivo. 

O relatório "Como os Jogos Olímpicos foram vivenciados nas redes sociais?" concluiu que, entre as redes sociais, o Twitter foi a principal fonte de conteúdo no Brasil, com o dia da final do skate street feminino, 26 de julho, na qual a atleta Rayssa Leal levou uma medalha de prata, sendo a data com maior volume de menções (319.722). Rayssa, inclusive, foi a atleta de maior engajamento, com quase dez milhões de ações durante as Olimpíadas. A lista segue com Ítalo Ferreira, do surf; Douglas Souza, do vôlei; Gabriel Medina, também do surf; e Flávia Saraiva, da ginástica artística. 

Esporte além da televisão 

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o esporte foi além da televisão, com +265MM de ações Cross Platform (Twitter, Facebook e Instagram), como menções, curtidas e compartilhamentos, nas redes sociais. 

Líder absoluta nas redes sociais, a TNT Sports foi responsável por quase 195 milhões de ações – mais de 70% de toda a audiência. Na sequência estão SporTV (13%), ESPN (7%), ge (6%) e BandSports (menos de 1%). 

Apesar da audiência ser predominante no Facebook e o número de conteúdos ter sido maior nas redes vizinhas, as ações dominaram o Instagram do TNT Sports, com 94.15% delas concentradas na rede social. Os TOP 3 posts relacionados às Olimpíadas tiveram respectivamente 803 mil, 712 mil e 698 mil ações cada no Instagram, entre reações, compartilhamentos e comentários. 

Já em relação à ESPN, o campeão de ações do canal foi um post promovido pela ESPN UK com o astro do vôlei de praia da Noruega, Mathias Berntsen, e sua cachorrinha Kiara. Foram mais de 466 mil ações, sendo mais de 100 mil compartilhamentos no Facebook. E é no Facebook que está a maior parte da audiência e também os conteúdos da ESPN Brasil (63.44% de audiência e 79.64% dos conteúdos). 

Emissoras oficiais 

A performance das emissoras oficiais das Olimpíadas nas redes sociais foi bastante positiva. Juntos, Globo, ge, SporTV e Band Sports tiveram 50.9 milhões de ações e 34 milhões no total de audiência. O número das ações entre as plataformas disparou, na média, +700%. Entre os emojis mais utilizados, um mix de emoções, medalhas e modalidades olímpicas. 

O SporTV dominou as redes sociais no período, representando 65% das ações online. Na sequência, aparecem o ge, com 31%, e a BandSports, com 4%. Embora a audiência seja maior no Facebook, foi no Instagram que o SporTV viu o engajamento dos seus usuários disparar (com um aumento de 81.3% nas ações e 82.49% nos likes). 

A hashtag #OlimpiadasNoSporTV foi a campeã de interações com o público nas redes sociais, com mais de 33 milhões de ações entre Twitter, Facebook e Instagram. 

O "Baile de Favela" da ginasta Rebeca Andrade teve mais de 270 mil ações no Twitter do ge. E além das modalidades olímpicas medalhistas, entre os posts de maior destaque está o do pódio duplo no salto entre os atletas do Qatar e Itália. 

Já a BandSports foi a emissora que mais viu crescer o número de ações: mais de 1200%. 

Marcas patrocinadoras 

As TOP 4 marcas patrocinadoras – Riachuelo, Havaianas, xp Investimentos e Samsung – tiveram juntas 86% de participações em ações Cross Platform, considerando todas as patrocinadoras. 

A Riachuelo foi a marca de maior engajamento do evento, com 86.3%. Samsung, xp Investimentos e Havaianas representaram 17.86%, 15.72% e 14.42%, respectivamente. 

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