México terá switch off analógico escalonado; testes começam em abril

Tudo indica que o México fará suas primeiras experiências com o switch off da TV analógica já em abril do próximo ano. E a intenção do governo local é que a substituição do sinal analógico para o digital ocorra de maneira escalonada até o final de 2015. Os testes para o desligamento da primeira cidade acontecerá em Tijuana e estima-se que o switch off apenas nessa localide custe 300 milhões de pesos mexicanos (em torno de R$ 47 milhões).

A meta da Cofetel, órgão regulador das telecomunicações do México, é alcançar 90% de penetração com a TV digital na cidade. Para isto, estima-se que sejam necessários 250 mil conversores de sinal.

O órgão pretende realizar uma licitação para instalação de receptores de sinal digital na cidade, mas os termos da licitação ainda não foram definidos. A expectativa é de que sejam anunciados em outubro.

A perspectiva do governo local é que a experiência da Tijuana seja replicada em novembro de 2013 nas cidades de Mexicali, Ciudad Juarez, Nuevo Laredo, Reynosa, Matamoros e Monterrey. Já em novembro de 2014 seria a vez da Cidade do México, Guadalajara e da parte central do país. A conclusão desta transição em todo o país deve acontecer em dezembro de 2015.

Vale lembrar que na semana passada a Cofetel decidiu aderir ao plano de banda da Telecomunidade Ásia-Pacífico (APT, na sigla em inglês) para a faixa de 700 MHz, que consiste em  alocar esse espectro para serviços de comunicação móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui