"Ele é uma referência de talento e realização", diz o diretor de "Ismael Vivo"

Alberto Pereira Jr. é apresentador, jornalista e head de produção e conteúdo da Trace Brasil, idealizadora do "Trace Trends". O programa, que estreou este ano no Globoplay e Multishow, já estava há um ano e meio no ar na RedeTV!. 

Neste sábado, dia 25 de setembro, vai ao ar pela TV Cultura, a partir das 22h, o documentário "Ismael Vivo", sobre o dançarino Ismael Ivo, falecido em abril deste ano em decorrência da Covid-19, aos 66 anos. O longa conta com direção de Pereira Jr. "Conheci Ismael quando ele iniciou os ensaios de preparação para um filme de Luiz Fernando Carvalho, com produção da Academia de Filmes, onde trabalhei por três anos. Nos encontramos brevemente em algumas ocasiões. Eu já acompanhava o trabalho de Ismael de longe. Gosto muito de dança e sabia de sua relevância internacional. Acredito que nos conectamos em vários pontos. Ismael segue uma referência de talento e realização. Nós somos homens pretos, LGBTs, paulistanos da Zona Leste de São Paulo. E, como ele, também acredito no papel transformador e contestador da arte", afirma o diretor em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

Alberto Pereira Jr. dirige o documentário "Ismael Vivo"

O documentário "Ismael Vivo" revela quem era o humano atrás do artista, seu lado político, e como o poder transformador da arte pode inspirar pessoas. O filme é conduzido pelo olhar da jovem artista do Rio de Janeiro Merícia Cassiano, de 23 anos, que ao longo da edição investiga e descobre a história de Ismael Ivo e se conecta com ele. 

A produção tem início com a notícia da morte do artista. A partir daí, o documentário passeia pelos locais onde Ismael atuou, como o Balé da Cidade de São Paulo e o Ballet Paraisópolis; conversa com colegas de profissão; apresenta os projetos de formação que o dançarino idealizou e participou; e entra na intimidade de sua família. "Mergulhar na trajetória de Ismael foi intenso e muito prazeroso. Pude entrar em contato com pessoas potentes de diversas origens e idades, artistas, pensadores, gestores, amigos e familiares, que compartilharam histórias preciosas e também foram fundamentais para apresentar as várias facetas de Ismael Ivo", analisa Pereira Jr. Assista ao trailer:

Com duração de 50 minutos, o filme busca trazer a presença de Ismael para além das imagens de arquivo: é a partir de sua voz, em locução, que se conta fatos e histórias de sua vida, uma câmera subjetiva passeia pelos espaços em que transitou e projeções holográficas o revelam em muitos momentos da edição. "Ismael Vivo" conta com mais de 30 depoimentos, entre eles nomes como a bailarina Ingrid Silva (Dance Theater of Harlem); Karl Regensburger (ImPulsTanz), Meinrad Huber, Francesca Harper, Jarbas Homem de Mello, Bethania Gomes, Ricardo Ohtake, Eliane Dias, Gloria Maria, Paulo Betti, José Adão (Movimento Negro Unificado), Danilo Santos de Miranda, Adriana Couto e João Marcello Bôscoli. 

A atração conta com imagens de várias fases da carreira de Ismael Ivo, registros raros do acervo da TV Cultura dos anos 1980 e 1990 e bastidores da preparação do filme "Objetos Perdidos", de Luiz Fernando Carvalho, sobre o qual Pereira Jr. comentou, em pré-produção, do qual o artista fazia parte do elenco. Após conhecer a história do coreógrafo, o documentário caminha para o final, quando a jovem Merícia Cassiano se inspira e se consolida como artista, iniciando sua jornada no mundo da arte. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui