11º Festival de Finos Filmes apresenta mostra de curtas-metragens e debates

Filme “O Mar Também é Seu”, de Michelle Coelho (Foto: Divulgação)

O 11º Festival de Finos Filmes, mostra de curtas-metragens e debates, acontece em São Paulo entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, ocupando espaços como o REAG Belas Artes, Cineclube Cortina, MIS – Museu da Imagem e do Som, CinUsp e FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), com sessões gratuitas e outras com renda revertida integralmente para instituições sociais.

A programação inclui filmes premiados em festivais nacionais e internacionais acompanhados de debates com nomes da cultura, literatura, psicanálise e política como Vera Iaconelli, Joca Reiners Terron, Luana Alves, Rebeca Mendes, Ayomi Domenica, Sanara Santos, Júlia Konrad e Amanda de Godoi, entre outros. 

No primeiro dia de evento, sábado, 28, a programação abre às 17h no Cineclube Cortina com uma sessão de curtas e bate-papo com Luana Alves e Rebeca Mendes a partir do tema "Mulheres Comuns – O Aborto em Pauta" (dia 28 de outubro é o Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe). Os filmes exibidos serão "Uma Mulher Comum", de Debora Diniz; "As Miçangas", de Emanuel Lavor e Rafaela Camelo; e "O Mar Também é Seu", de Michelle Coelho. Os ingressos custam R$ 20 e todo o dinheiro arrecadado será revertido para o Projeto Vivas, organização que auxilia meninas, mulheres e outras pessoas com capacidade de engravidar a acessar os serviços de aborto legal e seguro do Brasil, pelo SUS ou, nos casos não permitidos pela lei brasileira, no exterior. Mais destaques da programação estão disponíveis no site do Festival

Neste ano, "Fininhos", a sessão infantil, terá a curadoria do Festival d'Annecy, considerado o mais importante evento de animação do mundo, que trará uma seleção de curtas-metragens que se destacaram na edição de 2024 do festival francês. Além da exibição, haverá atividade para crianças organizada pela ONG CoCriança.

A 11ª edição também traz uma sessão em parceria com o Clube Drama, plataforma de estudos de atuação desenvolvida pelo grupo de atores e atrizes Amanda de Godoi, Bruno Montaleone, Giovanna Grigio, João Côrtes, Julia Konrad e Polliana Aleixo. Durante o evento, Godoi e Konrad abordam a importância da comunidade artística na realização de projetos. Serão exibidos conteúdos exclusivos da plataforma, como conversas de atores sobre processos artísticos e informações sobre a indústria.

Os recursos arrecadados pela venda de ingressos – com valor máximo de R$ 20 – serão revertidos integralmente para instituições vinculadas a causas sociais, habitacionais, identitárias e/ou culturais. Dentre as organizações e projetos estão Projeto Vivas, NETT (Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos) e CoCriança.

O 11º Festival de Finos Filmes é uma produção de Finos Filmes, com direção geral de Felipe Poroger. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui