A Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, já tem diversos produtos audiovisuais lançados, com destaque para os filmes "Turma da Mônica – Laços", de 2019, e "Turma da Mônica – Lições", de 2021, além de "Turma da Mônica – A Série", de 2022, que seguiu como forma de continuação para os dois longas, ainda com os mesmos atores e a direção novamente de Daniel Rezende. Os oito episódios da produção estão disponíveis no Globoplay.
Agora, a plataforma de streaming da Globo anunciou um novo projeto: "Turma da Mônica – Origens", que traz os personagens Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Milena representados como adultos pela primeira vez. A série Original Globoplay terá no elenco principal Louise Cardoso (Dona Mônica), Daniel Dantas (Sr. Cebola), Malu Valle (Dona Magali), Paulo Betti (Sr. Cascão) e Dhu Moraes (Dona Milena).
Em celebração ao mês das crianças, a série estreia na íntegra, com oito episódios, no dia 24 de outubro. Com uma trama inédita e duas linhas temporais paralelas, passeando entre passado e presente, a história provoca uma conversa geracional e a reflexão sobre como as relações se transformam com a maturidade. Tudo começa com a Turma já crescida se reunindo para celebrar a amizade durante a passagem de um raro cometa, o mesmo que viram juntos quando ainda eram crianças, há 63 anos. Porém, após uma luneta cair em sua cabeça, Dona Mônica perde a memória e não consegue reconhecer os amigos. Aflitos, os quatro decidem fazer de tudo para ajudá-la a recuperar as lembranças a tempo de assistirem juntos o fenômeno astronômico. Empenhados em resgatar as boas recordações, eles decidem voltar ao Limoeiro Palace Hotel, onde, aos sete anos de idade, se conheceram.
As gravações da série ocorreram em São Paulo e em Poços de Caldas/MG. É uma produção da Biônica Filmes, que também assina os longas, em coprodução com a Mauricio de Sousa Produções. Criada por Marina Maria Iório e Daniel Rezende, que assina ainda a supervisão artística, a série tem direção-geral de Isabel Valiante.