A AMC Networks firmou acordo para a compra de 49,9% do canal de TV por assinatura BBC America, distribuído nos Estados Unidos, por US$ 200 milhões. A BBC Worldwide manterá 50,1% de propriedade do canal.
AMC Networks terá o controle operacional do canal, que está disponível em quase 80 milhões de lares nos EUA, incluindo o relacionamento com afiliados e comercialização de publicidade. A BBC America será gerida como um canal independente dentro do portfólio AMC Networks, que inclui AMC, IFC, We TV, e SundanceTV, bem como a AMC Networks International, uma coleção de mais de 60 canais de distribuição mundial.
Também faz parte da parceria a representação da BBC World News nos EUA, tanto para distribuição do canal quanto para a venda de publicidade.
Os dois grupos de mídia já trabalharam em conjunto em algumas produções. Os rumores da compra já eram ouvidos no mercado há alguns meses. Durante a IBC, que aconteceu em setembro, em Amsterdã, o CEO da BBC Worldwide, Tim Davie, afirmou que a BBC vinha conversando com diversos players, inclusive a AMC. Segundo ele, é difícil manter-se 100% independente em um mercado que caminha para a consolidação. “Nós temos conversado com diversas pessoas e não estamos com pressa. A AMC é, certamente, o tipo certo de parceiro em coprodução. Uma questão válida é que tipo de parceria nós estamos procurando”, disse o executivo.