Produções nacionais "Irmão do Jorel", "Galinha Pintadinha" e "O Show da Luna!" fecham acordos no Mipcom 2018

Os resultados das rodadas de reuniões realizados pelas produtoras brasileiras no Mipcom e no MIP Junior confirmam a relevância que o conteúdo do país vem conquistando no mercado internacional. Através do Brazilian Content, programa de exportação da Bravi em parceria com a Apex-Brasil, 52 profissionais de 41 produtoras – mesmo número do ano passado – buscaram em Cannes parcerias ou financiamento para coprodução ou distribuição de obras brasileiras fora do país.

Segundo, Mary Morita, representante do Brazilian Content, as produtoras de animação tiveram desempenho relevante na edição deste ano do mercado de conteúdos. "A delegação que representa a animação no Brasil foi ao evento com força este ano, com destaque para a TV PinGuim com o novo 'The Charlie Show'; o novo projeto da 2Dlab 'Count on Me'; e o início do processo de internacionalização do 'Irmão do Jorel', do Copa Studio. Ficção também foi forte com Moonshot e seu novo original Netflix, 'Spectros', e a coprodução Brasil-Canadá da Boutique Filmes sobre caçadores de nazistas", disse em entrevista a este noticiário.

A TV PinGuim, como citado por Mary, se destacou no Mipcom e comemora mais um ano bem sucedido no evento. "Temos um importante papel de mostrar ao mercado internacional que, apesar de termos nossas confusões internas, seguimos muito interessados no desenvolvimento de parcerias.", diz Kiko Mistrorigo. "Neste ano, fechamos algumas vendas das novas temporadas de 'O Show da Luna!', como a quarta e a quinta, que está em produção, e de 'Cantando com Ping Pong', série inédita que lançaremos em novembro na Discovery Kids. O resultado foi imediato: apresentamos as séries, fizemos as negociações e, nesta semana, já estamos finalizando os contratos. Temos despertado interesse de pré-venda de projetos novos, o que não era tão comum", contou. Mistrorigo adiantou a TELA VIVA outro lançamento próximo da produtora: "Charlie, O Entrevistador de Coisas", ("The Charlie Show") que ele descreve como um "talk show de objetos".

A Copa Studio voltou do Mipcom com respostas positivas de países da Ásia, Europa e Oceania em relação à internacionalização de "Irmão do Jorel". "Outras séries, como 'Historietas Assombradas' e 'Tromba Trem' foram também muito bem recebidas", disse Zé Brandão, apontando a presença cada vez mais relevante da animação brasileira ao redor do mundo. Nesse sentido, quem também celebra as novas parcerias é Guilherme Coelho, da 01 Digital, distribuidora da Bromélia Produções, criadora da "Galinha Pintadinha". Na feira, eles comemoraram a exibição da propriedade na NatGeo Kids a partir de novembro para toda a América Latina, além do acordo de distribuição e licenciamento da personagem para a Itália.

Já Tiago Mello, da Boutique Filmes, enfatizou o crescimento e a variedade da participação brasileira no evento. "O Brasil leva cada vez mais empresas ao Mipcom, e empresas de outros estados e novas no mercado também, com equipes formadas por jovens talentos. Costumávamos ser muito fechados no nosso próprio mercado, e essa é uma excelente janela para fazermos nossos produtos viajarem e fecharmos acordos de coproduções e vendas.", comentou. A produtora também se destacou no segmento da animação, anunciando no Mipcom "Hotel Roudini", projeto criado com a Birdo, de São Paulo, em coprodução com o Canadá, e a segunda temporada de "Papaya Bull". "Acreditamos muito na animação. É um produto fácil de ser exportado. Nossa série 'SOS Fada Manu', por exemplo, já está na quinta temporada. Acreditamos muito nos seus desdobramentos e nos trabalhos internacionais.", afirmou. É importante lembrar ainda que a Boutique foi a primeira produtora brasileira a fechar um acordo com a Netflix, sendo responsável pela primeira obra original brasileira da plataforma. "Temos, sim, planos de lançar novos projetos com a Netflix. Nossa relação é forte", garantiu Mello. Atualmente, a produtora está com 16 séries em diferentes fases de desenvolvimento.

Além das reuniões dos produtores com players internacionais, o Brazilian Content organizou rodadas de negócios com a Argentina, em conjunto com a Agencia Argentina de Inversiones y Comercio Internacional (INCAA), e com o Canadá, por meio dos parceiros Canada Media Fund e Telefilm Canada. E, no dia 14, o Brasil assinou protocolo internacional de cooperação e coprodução audiovisual, iniciativa liderada pela Aliança de Produtores de Cinema e Televisão do Reino Unido (PACT) com o apoio do Brazilian Content, no qual o país foi o único representante da América Latina. Kiko Mistrorigo que, além de estar à frente da TV PinGuim, é ainda conselheiro federal da Bravi, foi quem representou o Brasil na assinatura. "Por sermos o único país da América Latina a assinar o acordo, isso mostra nossa relevância no mercado internacional, o que é muito importante para nós. Quando nos sentamos nas mesas de negociações de eventos como o Mipcom, o fato de termos participado de iniciativas desse tipo faz com que sejamos vistos de forma muito mais séria e positiva.", pontuou.

Para Mary Morita, do Brazilian Content, o Brasil segue sendo reconhecido pela sua criatividade. "A busca por coproduções com o Brasil continua em alta, os últimos acordos ratificados com Reino Unido e Israel já estão com projetos em negociações avançadas. Ainda acontece de virem atrás de nós pelos recursos disponíveis, porém, a busca pelas nossas ideias e contribuições criativas originais tem superado essa questão", avaliou. Sobre os próximos eventos nos quais o Brazilian Content estará com as produtoras brasileiras, ela contou: "Estivemos em Paris nos últimos dois dias com Missão XR para explorar oportunidades no universo de conteúdos imersivos. A missão segue agora para Amsterdã, onde participaremos do VR Days Europe – são três produtoras conosco, Macchiato XR, Sétima Cinema e Tree House. Ainda em novembro, três produtoras participarão do IDFA Fórum também em Amsterdã – Duo2, Terra Firme e Story Productions – e outras duas irão ao Asia TV Fórum em Singapura, a TV PinGuim e Story's Productions. Também iremos abrir chamada para o Natpe e Kidscreen ainda este ano".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui