30º Cine Ceará divulga programação presencial e virtual

Com mais de 50 filmes, entre longas e curtas-metragens, o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema realiza sua 30ª edição em um formato inédito. Pela primeira vez, transpõe a programação para além das salas de exibições e de debates, chegando à web e à televisão. Com realização de 5 a 11 de dezembro, o 30º Cine Ceará terá programação presencial no Cineteatro São Luiz, respeitando os Protocolos de Reabertura para Cinemas do Governo do Ceará; no Canal Brasil – no serviço de streaming Canais Globo, que tem mais de dez milhões de assinantes; no canal do festival no YouTube e na TV Ceará, emissora pública mantida pela Fundação de Teleducação do Ceará (Funtelc), afiliada à TV Cultura e à TV Brasil.

Para a programação no Cineteatro São Luiz do dia 6 ao dia 10, os ingressos serão distribuídos gratuitamente por meio do site Bilheteria Virtual. O link poderá ser acessado pelo site do Cine Ceará. Cada ingresso conterá um QRCode que deverá ser apresentado na entrada do cinema. Para as datas de abertura e encerramento, o acesso será restrito a convidados. A capacidade do local será limitada de acordo com os protocolos de biossegurança.

Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem

No dia 5, às 20h, tem início a Mostra Competitiva ibero-americana de Longa-metragem, que diariamente será presencial no São Luiz e transmitida simultaneamente online pelo Canal Brasil. O filme que abre a mostra é "A Morte Habita à Noite" (foto), de Eduardo Morotó, inspirado em contos do autor Charles Bukowski com Roney Villela, Mariana Nunes, Endi Vasconcelos, Rita Carelli e Pedro Gracindo no elenco. Será a primeira exibição da obra no país após participação no Festival de Rotterdam e Inffinito Film Festival (EUA), que rendeu o prêmio de Melhor Ator para Villela, e entrada na seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Roterdã e do Festival de Viña del Mar. Antes da exibição, será transmitida na tela do cinema a solenidade de abertura da 30ª edição do Cine Ceará.

A programação segue com o argentino "Las Buenas Intenciones" ("As Boas Intenções"), de Ana García, Blaya; a produção brasileira "Última Cidade", ficção do cearense Victor Furtado que terá première mundial; e "Érase una vez en Venezuela" ("Era uma vez na Venezuela"), documentário de Anabel Rodríguez, coprodução Venezuela-Reino Unido-Áustria-Brasil, que chega ao Brasil pelo Cine Ceará. Outros títulos que fazem parte da Mostra Competitiva de longas são o documentário "Nazinha Olhai Por Nós", de Belisario Franca, em première mundial no evento; "Blanco en Blanco" ("Branco no Branco"), de Théo Court, coprodução Chile-Espanha-França-Alemanha; e o documentário autobiográfico "A Media Voz" ("A Meia Voz"), de Heidi Hassan e Patricia Pérez Fernández, que encerra a competitiva.

Competitiva Brasileira de Curta-metragem

Além de transmitir a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, o Canal Brasil será a única plataforma de exibição dos filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. Os 15 curtas poderão ser assistidos a qualquer momento, de 5 a 11 de dezembro.

Estão na mostra filmes de nove estados: os cearenses "A beleza de Rose", ficção de Natal Portela, e "Não te amo mais", documentário de Yasmin Gomes; as ficções pernambucanas, "Inabitável", premiado filme de Matheus Farias e Enock Carvalho, com Luciana Souza ("Bacurau") e "A Nave de Mané Socó", de Severino Dadá; o paraibano "Quitéria", de Tiago A Neves, premiado em diversos festivais; "O sal da vida", documentário de Danilo Carvalho, do Piauí; "O Barco e O Rio", ficção de Bernardo Ale Abinader, do Amazonas; "Parabéns a Você", ficção paranaense de Andreia Kaláboa; o experimental "Magnética", de Marco Arruda, e "Vista para dias nublados", ficção de Ana Luísa Moura, ambos do Rio Grande do Sul; "Nós", ficção de Hugo Moura e Ricardo Burgos, e "O Babado da Toinha", documentário de Sérgio Bloch, ambos do Rio de Janeiro; e, de São Paulo, três ficções, "5 estrelas", de Fernando Sanches, "A volta para casa", de Diego Freitas, com Lima Duarte, e "Desaparecido", de Gabriel Calamari.

Outras mostras

A programação contempla ainda a Mostra Olhar do Ceará, que selecionou neste ano 26 produções, sendo quatro longas e 22 curtas, do total de 121 inscrições – dentre as selecionadas, 30% tem direção de mulheres. No Cineteatro São Luiz o festival exibe, de 7 a 10 de dezembro, sempre às 14h, os quatro longas-metragens. No dia 7, segunda, será a vez do elogiado pela crítica "Cabeça de Nêgo", drama de Déo Cardoso; no dia 8, terça, o documentário "Swingueira", coprodução Ceará-Bahia de Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula; no dia 9, "Pajeú", ficção de Pedro Diógenes, egresso da primeira turma do curso Realização em Audiovisual da Vila das Artes, de Fortaleza; e no dia 10, "Rio de Vozes", coprodução Bahia-Pernambuco que tem a direção da cearense Andrea Santana e de Jean-Pierre Duret.

Já os curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará terão exibições no canal do Cine Ceará no Youtube, entre os dias 5 e 10 de dezembro, e na TV Ceará em datas e horários a confirmar. No YouTube, serão oito sessões, cada uma delas disponível para acesso durante um dia da programação, sempre das 9h às 22h. A lista dos filmes que compõem cada sessão pode ser consultada no site do festival.

Para contribuir com o isolamento social, o festival migra as Mostras Sociais Melhor Idade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Acessibilidade para a TV Ceará. As três serão no dia 6 de dezembro, às 19h, 20h35 e 22h25, respectivamente. Na Mostra Melhor Idade será exibido o longa-metragem "Violeta al fin", coprodução Costa Rica-México, com direção da cineasta costarriquenha Hilda Hidalgo. O nacional "Os Under-Undergrounds, O Começo", de Nelson Botter Jr., é o filme da Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, dedicada ao público infantil. Por fim, a Mostra Acessibilidade exibe, com legenda descritiva, "Um dia para Susana", documentário nacional dos diretores Rodrigo Boecker e Giovanna Giovanini que conta a história de superação da triatleta Susana Schnarndorf.

Filmes de curta-metragem produzidos com imagens captadas em aparelho celular e dispositivos móveis estão na mostra Hábitos, realizada pelo 30º Cine Ceará em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece. A ideia da mostra é despertar para as formas de contato que as pessoas têm com a água e a capacidade de cuidar. Os cinco trabalhos selecionados serão conhecidos durante o festival e ficarão disponíveis de 5 a 11 de dezembro no canal do evento no Youtube. O vencedor será anunciado na noite de encerramento.

Debates

Nesta edição, os debates sobre os filmes das mostras competitivas serão exibidos no canal do Cine Ceará no Youtube, a partir do dia 6, segundo dia do festival, com a participação de críticos de cinema e realizadores dos filmes participantes. Do dia 6 até o dia 10, sempre às 9h30, serão realizados os debates sobre os filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. Cada dia o debate será sobre três dos 15 filmes. Os debates sobre os longas da Competitiva Ibero-americana acontecerão às 11h, diariamente, até a data do encerramento do evento. À tarde, às 14h e às 16h, serão os debates sobre os curtas e longas da Mostra Olhar do Ceará.

Exibição especial, encerramento e premiação

Na noite de encerramento da 30ª edição, dia 11, o Cine Ceará exibe, unicamente no Cineteatro São Luiz, em sessão hors-concours, o longa brasileiro "O silêncio da Chuva" de Daniel Filho, produção da Lereby, em coprodução com Globo Filmes e distribuição da Elo Company. Inspirado no romance policial de Luiz Alfredo Garcia-Roza, o filme narra a saga do detetive Espinosa (Lázaro Ramos) e da policial Daia (Thalita Carauta) em solucionar o mistério que envolve a morte do executivo Ricardo (Guilherme Fontes), encontrado baleado sentado ao volante de seu carro, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Com este trabalho Thalita Carauta foi premiada na Rússia como melhor atriz no BRICS Film Festival.

A Solenidade de Encerramento e Premiação do 30º Cine Ceará será exibida no dia 11, às 21h30, simultaneamente no Cineteatro São Luiz, no canal do festival no Youtube e na TV Ceará. Na ocasião, serão anunciados os vencedores das Mostras Competitivas.

O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial, com o apoio cultural da Cegás, CTAV e Unifor. Tem ainda o patrocínio VIP da Indaiá e Esmaltec e o patrocínio da Cagece, Adria e Piraquê, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui