Smithsonian Channel produz documentário sobre resgate do "elefante mais solitário do mundo"

O Smithsonian Channel deu início à produção de um documentário exclusivo que acompanha a luta da atriz e cantora norte-americana Cher para salvar aquele que ficou conhecido como "o elefante mais solitário do mundo". Ainda com título provisório em inglês ("Cher's Elephant Airlift"), o programa vai documentar toda uma jornada para libertar Kaavan, um elefante asiático que passou a maior parte de sua vida sozinho, em cativeiro, no Paquistão.

Cher atua ao lado de um grupo de veterinários da organização pelo bem-estar animal Four Paws International, autoridades e proprietários de santuários para garantir que Kaavan seja libertado e transferido com segurança para seu novo lar: um refúgio de elefantes no Camboja. Toda a operação de resgate de Kaavan, incluindo seu transporte aéreo para o Camboja, será documentada pela produção. O programa tem estreia prevista no Smithsonian Channel para 2021.

A situação de Kaavan ganhou atenção mundial em 2016, quando Cher lançou uma campanha nas redes sociais com o intuito de garantir melhores condições de vida para o elefante. Logo após seu nascimento, no Sri Lanka, em 1985, Kaavan foi enviado ao Paquistão, num gesto diplomático entre as duas nações. O animal viveu 35 anos no Zoológico Marghazar, em Islamabad, capital paquistanesa. Em 1990, Kaavan ganhou uma companheira: a elefante Saheli, trazida de Bangladesh. Mas desde a morte de Saheli, em 2012, Kaavan vivia sozinho, o que tornava sua situação extremamente difícil, já que os elefantes são animais muito sociáveis.

Os quatro anos de campanha encabeçada por Cher – com direito, inclusive, a uma canção original que coloca em evidência a história de Kaavan – culminaram na decisão tomada em 21 de maio pela Suprema Corte do Paquistão: Kaavan seria, finalmente, levado a um santuário apropriado. Depois de tantos anos lutando pela liberdade do elefante, Cher, finalmente, conhecerá Kaavan de perto, no momento em que a equipe responsável por sua transferência se prepara para o transporte aéreo do animal. A iniciativa também é liderada pela organização de Cher, a Free the Wild, cuja missão é a melhoria das condições de vida de animais selvagens em cativeiro e, acima de tudo, proporcionar meios para quem sejam libertados e instalados em santuários ou em zoológicos bem equipados.

"Cher's Elephant Airlift" (título provisório) vai acompanhar a emoção da campanha encampada por Cher. O programa também exibirá o grande desafio de transportar uma criatura que pesa quase cinco mil quilos até o destino que lhe dará uma nova vida. Para Cher e seus parceiros de empreitada – Mark Cowne, Gine Nelthorpe Cowne e Jennifer Ruiz –, trata-se de algo muito maior do que salvar um elefante. Eles esperam que a história de Kaavan sirva de inspiração para outras iniciativas que identifiquem e solucionem casos de maus tratos animais mundo afora.

O documentário é produzido pela Nutshell TV Ltd. e Two Wise Monkeys Entertainment para o Smithsonian Channel e Terra Mater Factual Studios. Mike Kemp atua como produtor executivo pela Nutshell TV Ltd., enquanto Phil Fairclough e Sabine Holzer desempenham a mesma função pela Two Wise Monkeys Entertainment e pela Terra Mater Factual Studios, respectivamente. Tria Thalman, Charles Poe e David Royle respondem pela produção executiva por parte do Smithsonian Channel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui