A ideia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo é que se dê continuidade às ações do CreativeSP/Programa de Internacionalização da Economia Criativa, que tem como objetivo gerar negócios, atrair investimento estrangeiro para o estado, incentivar o intercâmbio das empresas paulistas do setor e promover São Paulo internacionalmente. É o que conta o coordenador da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Christiano Lima Braga. Segundo ele, além da continuidade, a pretensão é incorporar novos segmentos da indústria criativa no projeto.
Empresas do audiovisual paulista foram contempladas pelo programa deste ano no SXSW 2022, em março; no Festival de Cinema de Cannes, em maio; no Festival de San Sebastián, em setembro; e na última missão, que acontece na próxima semana, para o Ventana Sur.
Para este próximo evento, as cinco empresas selecionadas foram Big Bonsai, Salvatore Filmes, Eva Filmes, Pinguim Content e Barry Company. Elas contarão com ações gratuitas de capacitação, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos, além da possibilidade de participação em rodadas internacionais de negócios e reuniões com investidores. O programa ainda reembolsa as empresas em até 50% dos custos com a viagem, no limite de US$ 3 mil em despesas elegíveis.
Segundo Lima Braga, o CreativeSP realizou oito missões em 2022, com 68 empresas e quase 900 inscritos. As missões geraram cerca de R$ 300 milhões em resultado financeiro, impactando em 6,5 mil empregos.