Realejo Filmes produz radionovela em parceria com a Ilumiara para o UNICEF

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lança a radionovela "Direito de Ser Feliz", com veiculação, até o momento, em 65 emissoras de rádio do Semiárido Brasileiro e Território da Amazônia Legal, além de plataformas de streaming e canais digitais, a partir de 1º de março de 2021. 

Apostando na capacidade de penetração do rádio junto ao público brasileiro e no ressurgimento do hábito de escutar histórias por meio do áudio com podcasts em suas diversas plataformas, "Direito de Ser Feliz" buscará envolver e informar mães, pais e famílias sobre a importância do cuidado interativo e amoroso com o bebê, desde a gestação, que faz diferença no desenvolvimento de todo o potencial de cada criança. 

A radionovela promove temas como saúde da gestante e do bebê, autocuidados, importância da estimulação e a participação de toda a família para garantir o pleno desenvolvimento da criança, desde a gestação até o primeiro ano de vida. Desenvolvida e gravada durante a pandemia, a radionovela incorporou ações de prevenção da Covid-19 em seu enredo, trazendo o tema dos cuidados de uma gravidez, do nascimento e do bebê em seu primeiro ano de vida para dentro da história. 

A criação dos roteiros foi coordenada por Cristina Albuquerque, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil. "A radionovela é um poderoso instrumento de comunicação que pode alcançar famílias em diversas partes do Brasil, informando sobre a importância do pré-natal, do envolvimento do companheiro e da família desde a gestação, dos cuidados com a saúde e nutrição, da brincadeira e da interação com o bebê de forma lúdica e divertida. São ações simples que, baseadas em evidências científicas, podem fazer toda a diferença na vida das crianças. Afinal, tudo gira em torno do carinho e do amor" explica Albuquerque por meio de nota. 

Produção 

"Direito de Ser Feliz" foi gravada em Recife (PE) e em São Paulo (SP), acompanhando a trajetória das personagens. A edição teve entre seus principais desafios combinar, em um mesmo diálogo, personagens que estavam fisicamente e temporalmente separados na gravação. 

"Fizemos um trabalho artesanal na reconstrução sonora de ambientes tão diferentes quanto a cidade de São Paulo e a fictícia comunidade de Arribaçã, situada no Semiárido Brasileiro, que somadas as canções autorais de Leandro Medina dão um tom super musical à obra," conta Andrea Soares, diretora artística da radionovela, da produtora Ilumiara – Ser e Crescer. A composição das trilhas musicais levou em conta a riqueza e a diversidade regional do Norte e Nordeste. A música tema, intitulada "Direito de Ser Feliz", que deu o nome à obra, é uma composição de Carlinhos Borges e cantada por Carol Levy – também responsável pelo material promocional do projeto. 

A direção artística, musical e a edição foram coordenadas por Andrea Soares e Leandro Medina, da produtora de criações artísticas multiplataforma, com ênfase na cultura popular, Ilumiara – Ser e Conhecer. O projeto contou ainda com suporte de produção e distribuição da Realejo Filmes, produtora audiovisual com experiência em conteúdos seriados para TV e internet. Daniele Ricieri, produtora-executiva da Realejo Filmes junto a Thomas Miguez, destaca a relevância do gênero e da mídia radiofônica para este projeto: "A 'contação de histórias' faz parte da nossa tradição e a novela já é um clássico da nossa cultura. Resgatar a linguagem da radionovela foi especial, por associar informação relevante com emoção". 

A radionovela já está prevista para veiculação em mais de 650 municípios, e a produção segue trabalhando para ampliar a abrangência de mídia e público. O material está disponível gratuitamente para veiculação. 

"Direito de Ser Feliz" é composta por 15 episódios de sete minutos cada. Ela será distribuída por meio de emissoras de rádio públicas e privadas e também estará disponível no Spotify do UNICEF no Brasil e outros canais digitais. 

Para ter acesso aos episódios da radionovela, o contato é via e-mail: midia@realejofilmes.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui