Santos Film Fest divulga programação formativa

A edição especial online do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos será realizada de forma totalmente gratuita, entre os dias 16 e 23 de março. 

Entre os destaques da programação, está uma homenagem para a diretora Adelia Sampaio. Primeira cineasta negra do país, ela rompeu barreiras com seu talento, perseverança e olhar social e transgressor. No evento, ela participará de uma live especial na abertura, dia 16 de março, terça-feira, às 19h30, com transmissão pelas redes sociais do Festival e YouTube do Sesc Santos. Na ocasião, será exibido um vídeo de retrospectiva de sua carreira e ela será entrevistada pela diretora do SFF, Paula Azenha, e pela jovem diretora santista Vitória Felipe. O bate-papo terá uma hora e meia de duração.  

Também será disponibilizado um e-book gratuito intitulado "Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa" – título do longa-metragem dirigido por Vanja Orico em 1974, cujo roteiro e a direção de produção levam a assinatura de Adelia. Na publicação, a diretora relembra, em primeira pessoa, sua trajetória de vida e de carreira. 

Ainda na homenagem à Adelia, o Santos Film Fest exibirá dois de seus mais importantes filmes: o curta "Denúncia Vazia" (1979), que tem como foco o abandono na terceira idade, e o longa "Amor Maldito" (1984), que expõe os preconceitos da sociedade e do sistema judiciário ao retratar o amor entre duas mulheres. 

Mostras Competitivas 

Ao todo, serão exibidos 60 filmes dirigidos ou produzidos por mulheres e divididos nas mostras: longa-metragem estrangeiro, curta-metragem estrangeiro, longa-metragem nacional, curta-metragem nacional, curta-metragem Baixada Santista e Mostra Humanidades. Todas as categorias receberão os prêmios de melhor filme do júri e do voto popular, além de melhor direção pelo júri. O troféu é batizado de Toninho Campos, diretor do Cine Roxy, tradicional cinema de rua santista inaugurado em 15 de março de 1934 e fundamental no apoio aos festivais e produção local. Os filmes selecionados serão anunciados no início de março. 

Programação Formativa 

Como em toda edição, o Santos Film Fest preparou uma intensa agenda de atividades formativas, entre masterclasses, palestras, workshops e bate-papos. Estão confirmadas masterclasses com a produtora Paula Barreto, a cineasta Camila Kater (do premiado curta "Carne", que chegou a ser qualificado para concorrer ao Oscar), as atrizes Tuna Dwek e Ondina Clais, e a professora doutora Laura Cánepa, coordenadora do PPGCOM, da Anhembi Morumbi. Também haverá um workshop com o cineasta Sérgio Rezende ("Lamarca", "Zuzu Angel") e bate-papo com o ator Luciano Quirino, entre outras atividades. 

As inscrições gratuitas já estão abertas. Por meio do site, além de se inscrever no evento, o público deve clicar em "Participar das atividades" para realizar a inscrição nos eventos específicos que fazem parte da programação do Festival. 

O Santos Film Fest é realizado por meio do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal, com apoios do Sesc Santos, UniSantos, Kiwii e Associação dos Artistas. A produção é do CineZen Cultural. O evento é dirigido pelos produtores André Azenha e Paula Azenha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui