Bushatsky Filmes lançará três longas em 2025

"Mulheres no Pódio" estreia em 6 de março no Globoplay (Foto: Divulgação)

Diretor, roteirista, escritor e produtor, André Bushatsky comanda a Bushatsky Filmes e construiu, ao longo dos anos, um portfólio que transita por diferentes formatos e linguagens. Suas histórias vão do cinema de ficção e documentário à animação, adaptações literárias, programas de televisão e publicidade.

Para 2025, a produtora prepara novos projetos com temas que unem emoção e impacto social. Entre os próximos lançamentos previstos, está um filme sobre a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos, o documentário "Mulheres No Pódio" – que estreia em 8 de março, Dia da Mulher, no sportv, e em seguida estará disponível no Globoplay – e "Elis e Eu", uma produção original da Universal+ baseada no livro de João Marcello Bôscoli, que investiga a trajetória de Elis Regina sob a ótica do filho. "Já somamos cinco longas-metragens, duas séries e em 2025 vamos lançar mais três longas. Conversamos com diferentes canais e públicos. E como um projeto puxa o outro, alinhado com o nosso olhar multifacetado, estamos vivendo uma expansão dos projetos de publicidade e conteúdo", afirmou Bushatsky.

Nos últimos anos, Bushatsky mergulhou no universo paralímpico, temática que passou a ocupar espaço especial em sua filmografia. Sua parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) rendeu duas produções lançadas em 2024: a série "Da Inclusão ao Pódio" e o documentário "O Instante Decisivo", ambos disponíveis no Globoplay.

Além de explorar essa temática, Bushatsky lançou, em 2024, o longa-metragem de ficção "Domingo à Noite", protagonizado por Marieta Severo, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Madrid Film Awards. O filme também percorreu festivais como o Festival do Rio, o Montreal Independent Film Festival 2022 e o Boston Festival. Anteriormente, em 2022, dirigiu a série documental "Animais Sem Lar" e o longa-metragem "Brasileiríssima", que investiga o impacto social e cultural da telenovela brasileira, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil. No mesmo ano, lançou o drama "No Outro Encontro Você", que chegou aos cinemas em setembro. Já em 2023, estreou o documentário "Um Pouco de Mim, Um Pouco de Nós", que resgata a trajetória de sobreviventes do Holocausto no Brasil, exibido pela TV Cultura.

Outro destaque do seu portfólio é o documentário "A História Do Homem Henry Sobel", que  acompanha a trajetória de um dos mais influentes líderes religiosos do século XX. O documentário combina imagens de arquivo e depoimentos de familiares, amigos e personalidades como Michel Schlesinger, Jack Terpins, Audálio Dantas, Heródoto Barbeiro, Luciano Huck e Ivo Herzog. Fruto de quatro anos de pesquisa, o filme investiga as conquistas e dilemas de Sobel, destacando seu impacto na defesa dos direitos humanos no Brasil.

Ao longo dos anos, Bushatsky também escreveu roteiros para produções como a animação "Peixonauta" (Discovery Kids) e "Miss Dollar", baseada no conto de Machado de Assis, premiada no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). Além de sua carreira no audiovisual, o cineasta se aventura na literatura, e publicou os livros "Moridea", pela Editora Patuá, e "Pigalle", pela Editora Alta Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui