O Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Kinoforum iniciará mais uma edição da "Kinoteca – Kinoforum na Cinemateca", projeto que exibirá mensalmente curtas-metragens de destaque ao longo dos 35 anos de história do festival. A primeira sessão de 2025 acontecerá nesta quinta, 27 de março, às 20h, na tela externa da Cinemateca Brasileira, com exibição gratuita e ao ar livre.
O programa inaugural, "Brasil: Ainda Estamos Aqui", trará seleção de curtas que, assim como o premiado longa de Walter Salles, aprofundarão-se nas camadas da história do país e seus reflexos no presente. Entre os temas abordados, constarão as marcas da escravidão, a memória de desaparecidos políticos, a representação histórica em monumentos e os vestígios do projeto da Rodovia Transamazônica.
A programação reunirá quatro curtas-metragens de diferentes períodos e abordagens narrativas: "A morte branca do feiticeiro negro", de Rodrigo Ribeiro-Andrade, um ensaio visual sobre a herança escravagista; "A maior massa de granito do mundo", de Luis Felipe Labaki, que questionará o simbolismo do Monumento às Bandeiras; "Torre", de Nádia Mangolini, que revisitará a ditadura militar a partir da perspectiva dos filhos do primeiro desaparecido político do regime; e "Quebrante", de Janaina Wagner, um olhar sobre as ruínas e os fantasmas da Transamazônica.
A entrada será gratuita. Em caso de chuva, a sessão será na sala Oscarito. Nesse caso, os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão, e a entrada estará sujeita à lotação do local.
A próxima sessão da "Kinoteca" já estará confirmada para o dia 23 de abril.