Diretores e roteiristas do audiovisual de 50 países apresentam panorama dos direitos autorais no Rio de Janeiro

(Foto: Pixabay)

Diretores e roteiristas do audiovisual de 50 países apresentam no Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 5 de maio, um panorama da situação dos direitos autorais das categorias no mundo, durante o congresso mundial da Confederação Internacional de Autores Audiovisuais, a AVACI (em Inglês, Audiovisual Authors Internacional Confederation). É a primeira vez que o evento internacional dessa entidade ocorre no Brasil e em parceria com a DBCA (Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual) e a Gedar (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas (GEDAR), as duas sociedades de gestão de direitos de autores diretores e roteiristas habilitadas no Brasil.  

O congresso tem ainda o apoio de sociedades de gestão de direitos autorais parceiras da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e México. Participam das discussões cineastas, roteiristas, gestores de direitos autorais e advogados especialistas em direitos autorais dos cinco continentes.  

O encontro, que acontecerá no Hotel Sheraton, é restrito às diretorias e associados observadores (as) das entidades, mas terá mesa de abertura transmitida ao vivo pelo YouTube da Avaci no dia 2, terça, a partir das 9h30. 

Na abertura, são destaques a diretora de Sociedades de Gestão Coletiva e Direitos Autorais do Ministério da Cultura, Marissol Pinheiro; além do Coordenador do Conselho Executivo da Avaci e diretor da DAC (Diretores Argentinos Cinematográficos), Horácio Maldonado; do presidente da DBCA, o cineasta e advogado Henrique de Freitas Lima; e do roteirista presidente da Gedar, Thiago Dottori, além de outros representantes das categorias de diretores e roteiristas no Brasil e no mundo. Nesta mesa se discutirá a importância do reconhecimento do direito de remuneração pela exibição pública de obras para o desenvolvimento da indústria audiovisual e seus benefícios sociais em países que já dão essas garantias legais aos autores audiovisuais.  

1 COMENTÁRIO

  1. O audiovisual,precisava mesmo respirar novos ares de apoio e investimentos.e os roteiristas,terem um reconhecimento real da categoria no que se refere também a parte financeira,que esse encontro internacional traga bons frutos para todos nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui