Coletivo I Hate Flash abre inscrições para aulas de edição de vídeo e tratamento de imagens

As aulas do coletivo I Hate Flash, as Flashclasses, começaram com a ideia de um colaborador ajudar o outro ensinando o que soubesse. Uma troca de conhecimentos e experiências variadas entre amigos e profissionais.No início de 2020, veio a vontade de ampliar o projeto para fora do coletivo e foram abertas inscrições gratuitas para pessoas de baixa renda. Ao longo do ano, os jovens de periferia e os colaboradores do I Hate Flash trocaram diversas experiências.  "Tinha muita gente maneira. Quisemos trazer esse pessoal todo para perto e acabamos abrindo mais vagas", conta Clarissa Ribeiro, diretora e editora no I Hate Flash e responsável pela organização das aulas. 

No início de 2021, as Flashclasses foram reformuladas com módulos e assuntos mais aprofundados e, assim, novas vagas para o público geral foram abertas, com o valor revertido para os professores – que antes eram voluntários – e para manutenção dos cursos online. "Foi a maneira que encontramos para manter nosso projeto social e proporcionar uma nova fonte de renda para nossos profissionais", explica Francisco Costa, um dos sócios do I Hate Flash.

"A iniciativa é sensacional. Acho que ajuda, de uma certa forma, a descentralizar o conhecimento, que às vezes é tão elitizado. Esse tipo de informação não chega até a periferia e, se chega, tem que pagar uma grana, correr muito mais atrás do que correria normalmente. Toda empresa deveria ter algo nesse aspecto, para quem quer começar na área e não sabe como", conta Kaire Vinicius Pereira Santos Silva, que participou de todas as Flashclasses até agora. Hrane Franco, fotógrafa e editora de vídeo que mora na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, também foi uma das alunas. "Não tenho muitos recursos, tudo é longe de onde moro. As poucas possibilidades de estudos que eu tinha dentro do audiovisual foram canceladas na pandemia. Poder estudar com a equipe do IHF tem sido muito incrível", comenta. 

Os próximos encontros online, divididos em dois temas e quatro aulas, acontecerão a partir do dia 02 de junho, das 19h às 20h30. O fotógrafo Wesley Allen irá falar sobre "Tratamento de fotos com software livre". Na primeira, serão abordados princípios básicos do software e, na segunda, detalhes mais avançados. Já o artista visual e editor de vídeos Lucas Canavarro será responsável pelo tema "Edição de vídeo", em que vai trabalhar diferentes linguagens de edição e questões práticas. O valor do módulo completo é de R$130.

Os cursos estão disponíveis no Sympla e mais vagas para pessoas de baixa renda serão abertas ao longo do ano e divulgadas no site do I Hate Flash e no perfil do coletivo no Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui